Descubra os aplicativos que acabam com a bateria do seu celular
Você sabia que alguns aplicativos acabam com a bateria do seu celular mais rápido? Esse é um dos maiores problemas enfrentados por usuários de dispositivos iOS e Android atualmente.
Isso porque, apesar de a bateria ter um ciclo de vida definido e se desgastar ao longo do tempo, alguns apps possuem funções que rodam em segundo plano que aceleram seu descarregamento no dia a dia.
A seguir, saiba mais sobre quais tipos de aplicativos descarregam o celular mais rápido, quais os apps que causam o problema e como fazer para economizar sua bateria.
Quais são os tipos de apps que acabam com a bateria do celular?
Alguns tipos de aplicativos predominam na lista de vilões da duração da bateria.
O primeiro tipo que pode ser citado são os apps de redes sociais, pois ao exibir imagens e vídeos, eles aumentam o tempo que a tela do aparelho fica ligada. Não obstante, algumas redes podem usar recursos como localização a fim de mostrar conteúdos personalizados, o que acaba consumindo mais energia ainda.
Da mesma forma, pode-se dizer que aplicativos que requerem a utilização da localização para deslocamento e locomoção, também são grandes responsáveis pelo maior gasto de bateria.
Além deles, apps de streaming e jogos são “gastões” pelo fato de exibirem conteúdo em alta resolução e manterem a tela acesa por bastante tempo.
Por fim, na lista de tipos de apps vilões da bateria também encontram-se os aplicativos de chamada de vídeo, que mantêm uma alta qualidade nas imagens exibidas e precisam de internet para realizar as ligações.
Aplicativos que estão acabando com a bateria do seu celular
Agora que você já sabe os principais tipos de apps que consomem mais bateria, está na hora de citar os nomes deles. Dessa forma, você conseguirá saber se os possui em seu celular e tomar medidas para que eles gastem menos energia.
O Facebook é um dos campeões no gasto de bateria. O aplicativo utiliza energia para operar em segundo plano, atualizar, sincronizar contatos, usar dados móveis e também conectar acessos com o Instagram e o Messenger.
No entanto, se você gosta de usar o app não precisa desinstalá-lo. É possível estabelecer em seu celular um limite de tempo para o acesso ao aplicativo e ativar uma configuração para que ele não atue em segundo plano e não emita notificações.
Dessa maneira, você pode continuar usando o Facebook sem se preocupar com um gasto elevado da bateria.
Com a mesma premissa do Facebook, o Instagram também pode gastar bastante carga do seu smartphone. O primeiro motivo para isso, é que as pessoas costumam acessá-lo por muito tempo e quando param de usá-lo o mantém aberto em segundo plano. Além disso, a rede possui um serviço de localização que quando ativado fica sendo atualizado constantemente.
Sendo assim, algumas maneiras de diminuir o problema são: desativar o acesso à localização no app e também lembrar-se de fechá-lo quando ele não estiver mais sendo usado.
TikTok
Além de ser viciante, o TikTok possui várias funcionalidades que acabam contribuindo para um maior consumo da energia nos aparelhos eletrônicos. Entre elas estão: acesso à galeria, caixa de som, câmera, microfone, gravação de vídeos e uso de dados móveis.
Para lidar com isso, uma possibilidade é configurar as permissões do TikTok, habilitando o uso da internet para o app apenas durante o uso.
Apesar de ser uma rede social composta em sua maioria por mensagens de texto, o Whatsapp também entra na lista de apps “gastões”. Os principais motivos disso são: o envio e o download de mídias de imagens, áudios, figurinhas animadas e vídeos, além das chamadas de voz e vídeo.
As notificações do aplicativo também acabam contribuindo para a descarga mais rápida do celular.
Algumas saídas para amenizar esse transtorno são: diminuir o envio de mensagens pesadas de imagem, áudio e vídeo e não permitir notificações.
Google Maps
Como dito anteriormente, aplicativos que utilizam localização para deslocamento e mobilidade são grandes “ladrões” de bateria. Desse modo, isso vale tanto para o Google Maps, quanto para seus concorrentes Waze e Apple Maps.
O Google Maps acessa a localização constantemente para mantê-la atualizada, consumindo internet ao mesmo tempo. Não obstante, o app ainda faz uma conexão com satélites e triangulação entre antenas, atividades que demandam muita energia.
Assim, uma forma de preservar sua bateria é configurar o app para permitir o acesso à localização apenas durante o uso do aplicativo.
Tinder
Os aplicativos de namoro também marcam presença na lista de consumidores de carga. O Tinder, por exemplo, acelera o gasto da bateria pois executa diversas tarefas em segundo plano, acessando recursos como fotos, câmera e localização.
Novamente, o principal jeito de diminuir o problema é configurar as permissões do app para que funcionem apenas durante seu uso.
Spotify
O Spotify, streaming de música popular atualmente, consome muitos dados e, por isso, acaba sendo um “vilão” da bateria. Além do gasto de energia enquanto reproduz as músicas, ele também envia diversas notificações de atualização.
Para melhorar isso, o usuário pode configurar o aplicativo para que ele não envie mais notificações.
Veja apps para baixar música e poupar a bateria do seu celular, toque aqui.
Dicas para economizar sua bateria
Além das dicas que já demos sobre como economizar energia em cada aplicativo, há algumas configurações que podem ser realizadas em seu dispositivo para que a bateria dure por mais tempo.
Confira as dicas abaixo:
Regule o brilho da tela
Um dos componentes que mais gasta a carga dos dispositivos é a tela. Por conta disso, diminuir seu brilho é uma das principais maneiras de fazer a bateria durar mais tempo.
Outra opção é ativar o brilho automático. Desse modo, o brilho se ajustará de acordo com a luminosidade do local, impedindo um consumo desnecessário de energia.
O tempo de funcionamento da tela antes do bloqueio automático também pode ser ajustado. Assim, o celular bloqueará mais rápido e a tela ficará acesa por bem menos tempo.
Priorize o uso de Wi-Fi
Utilize redes de Wi-Fi sempre que possível para ajudar a reduzir o consumo excessivo de bateria. Em comparação ao 4G e 5G, o Wi-Fi gasta menos energia pelo fato de possuir uma conexão estável.
Ademais, quando o sinal da operadora está fraco, os apps demoram mais para carregar as informações e isso acaba gastando mais carga do que seria necessário.
Vale lembrar de desligar também a função de 4G quando estiver utilizando o Wi-Fi, assim, você evita que o dispositivo continue fazendo uma busca contínua de redes móveis.
Desative funções desnecessárias
Lembre-se sempre de desativar recursos que não estão em uso, como Bluetooth, localização, 4G, 5G ou Wi-Fi. Isso te ajudará a ter o celular carregado por muito mais tempo.
Use a função de economia de bateria
Pode parecer óbvio que a função de economia de bateria seja uma das dicas para salvar energia, porém muitas pessoas acabam esquecendo desse recurso.
Esse mecanismo limita automaticamente atualizações em segundo plano e outras atividades, tais quais, tempo de bloqueio, efeitos visuais, sincronização de informações, dentre outras.
O modo de economia de bateria pode ser ativado manualmente, ou então, em alguns celulares, configurado para ser ativado quando a bateria atinge um certo nível.
Leia também Apps para cuidar das suas finanças: conheça as melhores opções!