Carregando a informação...

Publicidade
Publicidade

Proteger as crianças tem sido cada vez mais difícil em um mundo tão globalizado. Todos os dias elas são expostas à uma variedade de conteúdos sem nenhum filtro eficiente para internet. Pensando nisso, vale a pena conhecer mais sobre os aplicativos para monitoramento de celular

Neste artigo vamos contar mais sobre a importância e os benefícios (familiares e trabalhistas) do monitoramento de celulares e vamos apresentar alguns aplicativos para isso como o Google Family Link, bem como dar instruções de como configurar cada um deles.

Qual a importância e as principais vantagens de monitorar um celular?

O principal motvio é: segurança.

Publicidade
Publicidade

Não somente serve para garantir a segurança digital de crianças e adolescentes, mas isso permite aos pais que saibam onde estão seus filhos e, ainda, também permite às centrais de transporte e segurança das empresas monitorar a localização de seus funcionários.

Quanto às crianças e adolescentes, é possível também não apenas saber que tipo de conteúdo estão consumindo e sua localização.

É possível também, no caso de alguns aplicativos, saber qual é o “tempo de tela” que estão tendo, assim você pode saber se estão passando um tempo exagerado na frente do celular ou se estão ainda num grau saudável.

Publicidade

Aplicativos para monitoramento de celular

Agora que já compreendemos a importância de monitorar os celulares de seus filhos, vamos direto ao ponto: os aplicativos. Apresentaremos aqui alguns dos aplicativos mais utilizados e vamos ensinar como usar cada um deles. Confira:

Google Family Link

Disponível para aparelhos Android e iOS, este talvez seja o mais famoso da lista que iremos apresentar.

Com o Google Family Link você consegue monitorar quais conteúdos seus filhos estão consumindo na internet e por quanto tempo estão utilizando o seu celular.

Para utilizar, tanto o celular dos pais como dos filhos devem ser compatíveis com o app, ou seja, Android 5.0 ou superior e iOS 11 ou superior.

A instalação normalmente é concluída num processo de cerca de 15 minutos pois tem várias etapas, ainda que sejam etapas rápidas. Depois de baixar o app no celular de seu filho, estas são as etapas e informações que deverá preencher:

  • Digite o nome completo da criança, seu gênero e sua idade
  • Inserir um e-mail e senha e, então, criar uma senha para o aplicativo
  • Confirmar o consentimento como pais/responsáveis (vão solicitar um cartão de crédito para tal), permitindo que o Google crie a conta para seu filho e conecte o celular da criança ao Family Link. Essa etapa pode levar alguns minutinhos.
  • Faça login com o e-mail e senha criados para a criança e selecione esta conta para configurar a permissão dos pais
  • Baixe o Family Link no celular do menor e configure o nome do aparelho e os apps que terão permissão de serem acessados
  • De seu celular, você agora poderá configurar o monitoramento, ativando a opção de Localização para saber a localização de seu filho em tempo real
  • Poderá controlar as atividades e tempo de uso na aba Atividades do Aplicativo
  • Em Editar Limites pode definir quanto tempo de celular seu filho poderá usar e Editar Programação define uma “hora de dormir”.

APERTE AQUI PARA BAIXAR O APP GOOGLE FAMILY LINK NO IOS
APERTE AQUI PARA BAIXAR O APP GOOGLE FAMILY LINK NO ANDROID

Google Family Link

AppBlock

O ponto negativo é que este aplicativo tem uma interface em inglês, entretanto, ele pode ajudar bastante.

Sua principal função é bloquear o funcionamento de determinados aplicativos durante um tempo determinado, ideal para as horas de estudo.

O detalhe é que deve ser instalado diretamente no celular do menor, não é possível utilizá-lo de maneira remota.

Fora isso, ele também é gratuito e está disponível para celulares Android e iOS e não precisa de login.

Em vez de login, ele pede para que crie uma senha numérica, um padrão de desenho ou use sua digital para acessar.

Recomendamos o uso de sua digital, pois assim o menor não terá como decorar o padrão ou números para desbloquear sem sua permissão.

APERTE AQUI PARA BAIXAR O APP APPBLOCK NO IOS
APERTE AQUI PARA BAIXAR O APP APPBLOCK NO ANDROID

AppBlock

Screen Time Parental Control

Este é um aplicativo que também monitora as atividades do celular, como é o caso do Google Family Link.

Com este aplicativo, os pais podem receber relatórios dos conteúdos acessados e baixados durante um determinado tempo e, também, definir um tempo-limite de uso do celular para seus filhos.

Para configurar é algo simples, você precisa estar com o celular de seu filho por perto apenas no começo, para que possam emparelhar o seu celular ao dele.

Depois disso, você pode conferir os conteúdos consumidos e, ainda, bloquear remotamente um aplicativo suspeito que tenha sido baixado.

Este aplicativo está disponível para iOS e para Android, mas o seu lado negativo é que o app não é 100% gratuito.

Ele possui apenas um teste gratuito por 14 dias para que os pais atestem sua confiabilidade.

Depois disso, poderá escolher entre pacotes de USD$39,99 ao ano, USD$19,99 por seis meses ou USD$4,99 por um mês, e o pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou PayPal.

APERTE AQUI PARA BAIXAR O APP SCREEN TIME PARENTAL CONTROL
APERTE AQUI PARA BAIXAR O APP SCREEN TIME PARENTAL CONTROL

Screen Time Parental Control

Todos esses aplicativos são realmente muito bons para proteger seus filhos de conteúdos indevidos e para monitorar o tempo autorizado do aparelho e, é claro, sempre saber onde estão seus filhos para o caso de haver alguma emergência.

Reiteramos aqui a importância de usar estes aplicativos com sabedoria.

Infelizmente, o monitoramento de celular é algo muito contestado e mal visto porque muitas pessoas fazem um uso abusivo dessas ferramentas de forma muito mais controladora e desrespeitosa.

Mas é perfeitamente possível estabelecer conexões saudáveis e de grande respeito entre pais e filhos.

Baseie tudo na transparência e no diálogo, faça com que os mais jovens compreendam porque determinado conteúdo não é recomendado para sua idade.

Gostou da dica? Conheça outros conteúdos em nosso site, como melhores apps para gravar chamadas.