Apps Espião: Conheça os 3 melhores aplicativos para vigiar o celular em 2024
Proteger as crianças tem sido cada vez mais difícil em um mundo tão globalizado. Todos os dias elas são expostas a uma variedade de conteúdos sem nenhum filtro eficiente para internet. Pensando nisso, vale a pena conhecer mais sobre os aplicativos para monitoramento de celular.
Neste artigo vamos contar mais sobre a importância e os benefícios (familiares e trabalhistas) do monitoramento de celulares e vamos apresentar alguns aplicativos para isso como o Google Family Link, bem como dar instruções de como configurar cada um deles.
Qual a importância e as principais vantagens de espionar um celular?
O principal motivo é: segurança.
Não somente permite garantir a segurança digital de crianças e adolescentes, mas isso permite aos pais que saibam onde estão seus filhos e, ainda, também permite às centrais de transporte e segurança das empresas monitorar a localização de seus funcionários.
Quanto às crianças e adolescentes, é possível também não apenas saber que tipo de conteúdo estão consumindo e sua localização.
É possível também, no caso de alguns aplicativos, saber qual é o “tempo de tela” que estão tendo, assim você pode saber se estão passando um tempo exagerado na frente do celular ou se estão ainda num grau saudável.
Aplicativos para espionar o celular
Agora que já compreendemos a importância de monitorar os celulares de seus filhos, vamos direto ao ponto: os aplicativos. Apresentaremos aqui alguns dos aplicativos mais utilizados e vamos ensinar como usar cada um deles. Confira:
Google Family Link
Disponível para aparelhos Android e iOS, este talvez seja o mais famoso da lista que iremos apresentar.
Com o Google Family Link você consegue monitorar quais conteúdos seus filhos estão consumindo na internet e por quanto tempo estão utilizando o seu celular.
Para utilizar, tanto o celular dos pais como dos filhos devem ser compatíveis com o app, ou seja, Android 5.0 ou superior e iOS 11 ou superior.
A instalação é normalmente concluída num processo de cerca de 15 minutos, pois tem várias etapas, ainda que sejam etapas rápidas. Depois de baixar o app no celular de seu filho, estas são as etapas e informações que deverá preencher:
- Digite o nome completo da criança, seu gênero e sua idade
- Inserir um e-mail e senha e, então, criar uma senha para o aplicativo
- Confirmar o consentimento como pais/responsáveis (vão solicitar um cartão de crédito para tal), permitindo que o Google crie a conta para seu filho e conecte o celular da criança ao Family Link. Essa etapa pode levar alguns minutinhos.
- Faça login com o e-mail e senhacriados para a criança e selecione esta conta para configurar a permissão dos pais
- Baixe o Family Link no celular do menor e configure o nome do aparelho e os apps que terão permissão de serem acessados
- De seu celular, você agora poderá configurar o monitoramento, ativando a opção de Localização para saber a localização de seu filho em tempo real
- Poderá controlar as atividades e tempo de uso na aba Atividades do Aplicativo
- Em Editar Limites pode definir quanto tempo de celular seu filho poderá usar e Editar Programação define uma “hora de dormir”.
APERTE AQUI PARA BAIXAR O APP GOOGLE FAMILY LINK NO IOS
APERTE AQUI PARA BAIXAR O APP GOOGLE FAMILY LINK NO ANDROID
AppBlock
O ponto negativo é que este aplicativo tem uma interface em inglês, entretanto, ele pode ajudar bastante.
Sua principal função é bloquear o funcionamento de determinados aplicativos durante um tempo determinado, ideal para as horas de estudo.
O detalhe é que deve ser instalado diretamente no celular do menor, não é possível utilizá-lo de maneira remota.
Fora isso, ele também é gratuito e está disponível para celulares Android e iOS e não precisa de login.
Em vez de login, ele pede para criar uma senha numérica, um padrão de desenho ou use sua digital para acessar.
Recomendamos o uso de sua digital, pois assim o menor não terá como decorar o padrão ou números para desbloquear sem sua permissão.
APERTE AQUI PARA BAIXAR O APP APPBLOCK NO IOS
APERTE AQUI PARA BAIXAR O APP APPBLOCK NO ANDROID
Screen Time Parental Control
Este é um aplicativo que também monitora as atividades do celular, como no Google Family Link.
Com este aplicativo, os pais podem receber relatórios dos conteúdos acessados e baixados durante um determinado tempo e, também, definir um tempo-limite de uso do celular para seus filhos.
Para configurar é algo simples, você precisa estar com o celular de seu filho por perto apenas no começo, para poderem emparelhar o seu celular ao dele.
Depois disso, você pode conferir os conteúdos consumidos e, ainda, bloquear remotamente um aplicativo suspeito que tenha sido baixado.
Este aplicativo está disponível para iOS e para Android, mas o seu lado negativo é que o app não é 100% gratuito.
Ele possui apenas um teste gratuito por 14 dias para os pais atestarem sua confiabilidade.
Depois disso, poderá escolher entre pacotes de USD$39,99 ao ano, USD$19,99 por seis meses ou USD$4,99 por um mês, e o pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou PayPal.
APERTE AQUI PARA BAIXAR O APP SCREEN TIME PARENTAL CONTROL
APERTE AQUI PARA BAIXAR O APP SCREEN TIME PARENTAL CONTROL
Todos esses aplicativos são realmente muito bons para proteger seus filhos de conteúdos indevidos e para monitorar o tempo autorizado do aparelho e, é claro, sempre saber onde estão seus filhos para o caso de haver alguma emergência.
Reiteramos aqui a importância de usar estes aplicativos com sabedoria.
Infelizmente, o monitoramento de celular é algo muito contestado e mal visto porque muitas pessoas fazem um uso abusivo dessas ferramentas de forma muito mais controladora e desrespeitosa.
Mas é perfeitamente possível estabelecer conexões saudáveis e de grande respeito entre pais e filhos.
Baseie tudo na transparência e no diálogo, faça com que os mais jovens compreendam porque determinado conteúdo não é recomendado para sua idade.
Gostou da dica? Conheça outros conteúdos em nosso site, como melhores apps para gravar chamadas.