Linkedin: como usar a plataforma para encontrar um novo emprego
Segundo uma pesquisa realizada pela Jobvite, o LinkedIn é utilizado por 87% dos recrutadores para encontrar candidatos para vagas. Além disso, cerca de 35,5 milhões de pessoas já foram contratadas a partir de uma conexão nesta mídia social.
Dessa forma, o LinkedIn é uma das principais formas de encontrar um novo emprego atualmente. Por isso, é necessário estar atento ao potencial dessa rede para que você consiga se destacar e encontrar novas oportunidades.
O que é o LinkedIn?
O LinkedIn é uma mídia social focada em estabelecer contatos para negócios e contratações. Seu principal objetivo é conectar profissionais do mundo todo e alavancar suas carreiras, possibilitando que empresas e recrutadores tenham acesso a seus perfis.
Fundada em 2003 pela Microsoft, a plataforma funciona tanto em computadores, quanto em celulares e hoje já possui mais de 1 bilhão de usuários, sendo 75 milhões deles no Brasil.
Com essa rede social é possível:
- Ter acesso a oportunidades profissionais – O LinkedIn funciona como um currículo digital. Com essa plataforma, você consegue buscar e se candidatar nas oportunidades das empresas, além de conversar com os recrutadores.
- Conquistar credibilidade no mercado de trabalho – Ao construir uma reputação no LinkedIn, compartilhando seus conhecimentos e conquistas, os usuários obtêm destaque no âmbito profissional.
- Ampliar sua rede de contatos – No LinkedIn você se conecta com pessoas que você já trabalhou ou que são da mesma área que você e segue empresas que admira para acompanhar suas novidades.
Como funciona o LinkedIn?
O LinkedIn pode ser dividido em três partes.
- Feed
No feed, é possível ver e interagir com todo o conteúdo publicado pelas pessoas e empresas que você segue. Não obstante, o próprio usuário pode fazer posts em diversos formatos, como textos, imagens, vídeos e até mesmo artigos.
- Perfil do usuário
O perfil é onde você constrói sua marca profissional, preenchendo informações pessoais e sobre sua carreira. Nessa parte, é essencial que você coloque sua trajetória profissional, quais habilidades e resultados desenvolveu em cada experiência e compartilhe suas conquistas no mercado de trabalho.
- Seção de vagas
Na parte de vagas, você pode buscar e filtrar oportunidades em empresas de acordo com seus interesses e também salvá-las para se candidatar posteriormente.
Passo a passo para criar um perfil no LinkedIn
Para criar um perfil de LinkedIn do zero, basta seguir esse passo a passo:
1. Crie uma conta na mídia social
Criar uma conta no LinkedIn é gratuito e pode ser feito por meio deste link. Quando acessá-lo, basta clicar em “cadastre-se agora”, preencher algumas informações como nome, sobrenome, e-mail e criar uma senha.
2. Preencha os campos obrigatórios
Preencha todos os campos obrigatórios com atenção, incluindo seu cargo mais recente, formação acadêmica e localização. Depois disso, faça a confirmação do seu e-mail inserindo o código de verificação que foi enviado para ele.
3. Escolha uma foto de perfil e um banner
A foto de perfil deve ser escolhida com cuidado, pois ela será a responsável por criar as primeiras impressões de outras pessoas sobre você. Algumas dicas para escolher uma foto de LinkedIn adequada são:
- A foto deve ser no formato 400×400 pixels.
- Utilize uma foto profissional e com alta qualidade. Portanto, evite poses, vestimentas e elementos que sejam muito informais.
- Use uma foto individual e na qual seu rosto fique em destaque.
- Prefira uma iluminação natural e não exagere em filtros.
Não esqueça também de definir sua capa, ou seja, a imagem que ficará na parte de cima do seu perfil. Essa foto pode ser tanto algo que represente a empresa que você trabalha atualmente, ou uma imagem genérica que destaque a importância de seu trabalho.
4. Preencha todas as seções do perfil
Defina um título estratégico para seu perfil, que envolva as principais funções que você realiza e suas habilidades.
Adicione informações de contato e as configure para que apareçam para todos os usuários do LinkedIn. Dessa forma, até mesmo recrutadores que não estão em sua rede conseguirão entrar em contato com você.
Escreva um texto na seção “Sobre” para contar sua história profissional resumidamente e o que te motiva em seu campo de atuação.
Preencha também as seções opcionais que fazem mais sentido para você: certificados, projetos, voluntariado, publicações, reconhecimentos e prêmios.
5. Experiência e competências
Nesse campo, você deve listar em ordem cronológica todas as suas experiências profissionais importantes, bem como as competências que você desenvolveu em cada uma.
Vale lembrar que as competências não devem ser repetidas ao longo das experiências. Por exemplo, se uma arquiteta teve experiência com Autocad em seu estágio e também em seu primeiro emprego, ela deve acrescentar essa competência apenas em um deles.
É possível incluir 91 competências no perfil, então explore esse espaço e insira o máximo de habilidades relevantes que conseguir se lembrar.
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Como se candidatar à vagas no LinkedIn?
Para se candidatar à vagas no LinkedIn vá até a barra de busca de vagas, procure pelo cargo que deseja ocupar e tenha acesso a todas as vagas anunciadas. Nesta aba, há a possibilidade de fazer uma configuração para que o LinkedIn envie alertas diários em seu e-mail sobre as oportunidades disponíveis.
Para se candidatar, existem duas formas: as candidaturas simplificadas, que podem ser feitas pela própria plataforma, e as externas, que levam para sites como Gupy, Infojobs, entre outros.
Ao realizar uma candidatura simplificada, o usuário pode fazer upload do currículo de seu próprio LinkedIn ou então de um arquivo pronto em formato DOC, DOCX ou PDF.
Recomenda-se que o formato utilizado seja o DOC e que não sejam utilizados elementos visuais e layouts prontos. Assim, a inteligência artificial da plataforma consegue ler melhor os dados presentes no currículo.
Dicas para destacar seu perfil no LinkedIn para os recrutadores
Mantenha seu perfil atualizado
Manter o perfil atualizado com todas as informações é uma das principais práticas para se destacar na plataforma.
De acordo com um estudo realizado pelo próprio LinkedIn, usuários que têm perfis com foto recebem 21 vezes mais visualizações e nove vezes mais conexões. Isso vale também para perfis que contam com resumos profissionais completos e informações sobre habilidades e competências.
Por isso, lembre-se sempre de deixar seu perfil completo, com as principais informações que os recrutadores buscam.
Defina as melhores palavras-chave para seu LinkedIn
A maioria dos recrutadores encontra seu perfil por meio de palavras-chave, ou seja, termos específicos que variam dependendo da carreira.
Essas palavras devem estar distribuídas ao longo do seu perfil, principalmente nos campos “Sobre”, “Cargos de interesse”, “Atividades” e “Competências”.
Você deve defini-las de maneira estratégica, analisando quais são as principais competências buscadas em sua área de atuação e em quais delas você tem experiência.
Por exemplo, algumas palavras-chave para o perfil de um Publicitário que escreve anúncios online seriam: Publicitário, Copywriting, Copywriter, Anúncios online, Ads, entre outras.
Caso você tenha dificuldade de definir esses termos, você pode utilizar ferramentas de inteligência artificial para te auxiliar. Basta perguntar para o Chat GPT quais são as principais palavras-chave procuradas para o cargo que você almeja.
Interaja e engaje na rede social
Para que o algoritmo entenda que você tem um perfil ativo na rede social, mantenha-se engajado e interaja com publicações de outros usuários.
Não deixe também de compartilhar seus conhecimentos escrevendo suas próprias publicações com frequência. Isso te ajudará a se destacar e aparecer para mais pessoas no LinkedIn.
Solicite recomendações de colegas de trabalho
As recomendações são valiosas e funcionam como referências para os recrutadores. Desse modo, se puder, solicite que seus colegas escrevam recomendações sobre seu trabalho e atuação profissional.
Ative o modo de procura de emprego
Uma das formas de destacar seu perfil perante os recrutadores é ativar a configuração de disponibilidade para vagas. É possível tanto utilizar um filtro “Open to Work” em sua foto de perfil, quanto manter essa configuração anônima, para que apenas os recrutadores a visualizem.
Confira seu SSI
O SSI, ou Social Selling Index, é um indicador do LinkedIn que compara o desempenho dos usuários com um valor que vai de 0 a 100.
Os perfis que possuem um SSI mais elevado têm mais chances de conquistar oportunidades profissionais. Esse índice pode ser alavancado ao postar regularmente na rede, interagir e fazer novas conexões no LinkedIn (mesmo que sejam profissionais que você ainda não conheça).
Seguindo todos esses passos ficará mais fácil se destacar no LinkedIn e conquistar novas oportunidades profissionais.