Auxílio Para Material Escolar: saiba tudo sobre esse benefício
Quando o ano começa, uma das primeiras preocupações das famílias que têm crianças e adolescentes dentre seus membros é a aquisição de material e uniforme escolar para o ano letivo que está para começar. Pensando nisso, vale a pena conhecer o Auxílio Para Material Escolar e saber como economizar!
Leia o texto e saiba mais!
O que é o Auxílio para Material Escolar
Como uma iniciativa para melhorar a qualidade da infraestrutura escolar e reduzir os índices de evasão escolar, os municípios começaram a investir num incentivo chamado Auxílio para Material Escolar. Esse auxílio é um valor a ser pago para as pessoas inscritas neste programa de incentivo que servirá como um reforço financeiro para a aquisição de material escolar.
Entretanto, como esse é um programa municipal, algumas regras podem variar de município para município.
Como funcionam os auxílios de material escolar
O Auxílio Para Material Escolar funciona como um auxílio financeiro que as administrações públicas municipais, empresas privadas e organizações sem fins lucrativos oferecem para as famílias que têm crianças e adolescentes em idade escolar, oferecendo um valor destinado à compra de materiais escolares de qualidade. Por vezes, algumas prefeituras poderão até mesmo entregar esses materiais de forma gratuita para as famílias inscritas em seus programas sociais.
O objetivo principal do auxílio para materiais escolares e uniformes é melhorar a infraestrutura do ensino e evitar evasão escolar pela falta de material de qualidade para seus alunos.
Dessa forma, o auxílio de material escolar e uniforme acaba sendo uma excelente solução, pois oferecendo um valor em dinheiro especialmente às famílias de baixa renda os pais poderão comprar material escolar bom e até mesmo conforme os gostos da criança ou do adolescente, permitindo que eles tenham mais interesse e vontade frequentar a escola.
Como conseguir o benefício do Auxílio para Material Escolar
Como já foi citado, esse auxílio é um benefício normalmente promovido pelas administrações públicas municipais. Então, as regras para solicitar esse benefício são completamente diferentes de município para município. Existem, contudo, algumas normas e requisitos que normalmente são comuns a todos os municípios ou, pelo menos, em sua maioria. Confira quais são:
- Família de baixa renda
- Inscrição no CadÚnico (apresentar comprovante do CadÚnico)
- Número de dependentes em idade escolar
- Já participar em outros programas de assistência social
Vale lembrar que, apesar do público-alvo principal deste benefício ser as famílias de baixa renda, pode ser que famílias com renda bruta superior consigam este benefício também. Apenas não estarão na lista de prioridades.
Para se inscrever num programa de auxílio para material escolar e uniforme, o ideal é que o responsável familiar busque pela secretaria municipal de educação de sua cidade, ou por um Centro de Referência em Assistência Social de sua cidade ou região para saber se há um auxilio do tipo sendo oferecido pela administração municipal ou se há alguma empresa ou ONG oferecendo este benefício.
Conheça agora alguns benefícios municipais que beneficiam as famílias de estudantes matriculados nas escolas municipais e nas creches parceiras dos programas:
- Belo Horizonte: em BH, capital mineira, há o chamado Auxílio Belo Horizonte, que paga um valor de R$100 mensais para famílias que têm dependentes em idade de frequentar creches ou em idade escolar, matriculados nas creches e escolas municipais. O benefício começa a ser pago a partir do mês de fevereiro.
- São Paulo: em São Paulo, existe um crédito que as famílias de baixa renda podem solicitar para a aquisição do Kit Escolar (material e uniforme) em lojas parceiras do programa. A compra pode ser feita também utilizando-se do aplicativo Kit Escolar DUEPAY que está disponível para Android e iOS.
- Rio de Janeiro: no Rio, existe o Auxílio Educação, que é concedido pelo Previ-Rio e visa auxiliar no custeio de material escolar, uniforme e até mesmo na matrícula em instituição de ensino particular. Existe a modalidade Previ-Educação, que auxilia nos custos de alunos de 6 a 17 anos, e o Previ-Creche, para as crianças que já frequentam creches.
- Distrito Federal: na capital federal existe o Cartão Material Escolar (CME), que é um benefício concedido a famílias com crianças e jovens inscritos no ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio ou educação especial, cujos pais ou responsáveis legais sejam inscritos no Bolsa Família ou outros benefícios sociais. O benefício concede R$320 por estudante matriculado e com boa frequência.
Para mais informações, sempre consulte a secretaria de educação de seu município ou o CRAS de sua cidade ou região.
Como economizar na compra de materiais escolares
O principal conselho aqui é realizar uma pesquisa de mercado. Busque não somente pelas melhores marcas, mas também pelas papelarias de melhores preços de sua cidade ou região. A pesquisa de mercado é importante para qualquer tipo de compra, pois ajuda os consumidores a encontrarem os produtos com os melhores custos-benefícios do mercado.
Afinal, a qualidade é tão importante quanto o preço. Dessa forma, não se guie necessariamente pela marca e tirar da mente a ideia de que o mais caro é o melhor também poderá facilitar bastante. Poder comprar de grandes marcas como Tilibra (para cadernos e agendas), Le Postiche (para estojos e mochilas), dentre tantas outras, é realmente interessante, porém, sabe-se que essas marcas nem sempre terão produtos assim tão acessíveis. Então é preciso agarrar-se nos produtos de boa qualidade e de bom preço também.
Em algumas redes, como a Leitura Megastore, existem por exemplo descontos para professores. É necessário procurar pelas papelarias e livrarias que estejam credenciadas à Secretaria Municipal de Educação de sua cidade ou região, especialmente se for beneficiário do auxílio de material escolar, para que seja possível conseguir ainda mais descontos nos materiais da melhor qualidade.