Carregando a informação...

Publicidade
Publicidade

O Exame Nacional do Ensino Médio, ou apenas Enem, é motivo de ansiedade para muitos estudantes que desejam ingressar no ensino superior aqui no Brasil (e até mesmo em algumas universidades de Portugal que aceitam o Enem). Isso é porque o Enem está atrelado ao SISU: Sistema de Seleção Unificada, ou seja, esse exame, que antes tinha apenas o objetivo de medir a qualidade do ensino médio no Brasil, hoje é tido como a principal prova de vestibular no país, com exceção de faculdades particulares que têm vestibulares próprios.

E não se deve pensar que essa prova, por cobrar conteúdos do ensino médio, é como qualquer outra. Essa prova costuma ser difícil não necessariamente por causa do seu conteúdo, mas por conta de sua extensão. O Enem tem um total de 180 questões e, ainda, conta com uma prova de redação. Essas provas são divididas entre 90 questões + Redação em um final de semana e 90 questões restantes no final de semana seguinte da primeira etapa de prova. As matérias cobradas são divididas nos seguintes blocos:

  • Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol, o estudante escolherá no ato de inscrição), Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Matemática e Suas Tecnologias: problemas matemáticos e de raciocínio lógico;
  • Ciências da Natureza: Biologia, Física e Química
  • Ciências Humanas: História, Geografia, Filosofia, Sociologia
  • Redação

Por estar ligado ao SISU, o Enem tem uma imensa importância social. Não apenas porque é a porta de entrada para as universidades públicas (federais e estaduais), mas porque, ainda, facilita aos estudantes de conseguirem uma bolsa de estudos com o ProUni ou um financiamento através do FIES para aqueles que não conseguiram nota de corte para faculdade pública ou, então, para os casos de não haver oferta do curso escolhido nas universidades públicas.

Publicidade
Publicidade

Para se preparar para a prova, exige-se muita disciplina. E existe uma pressão enorme em cima dos estudantes. Mas é sabido que em uma maioria dos casos as famílias desses estudantes não são capazes de pagar um cursinho preparatório de qualidade. Entretanto, isso não é um motivo suficiente para desistir do sonho de um diploma superior. Neste artigo, serão apresentados alguns conselhos para programar seus estudos para o Enem e vários programas, sites e aplicativos que irão ajudar nessa tarefa.

Como estudar para o Enem

Se preparar para uma prova do porte do Enem não é uma tarefa simples. É muito conteúdo para ser visto e revisto em um tempo delimitado (são cinco horas em cada dia de prova, totalizando um total de dez horas). Então é preciso se preparar não apenas para entender os conteúdos e aprender como são as questões em si, mas é preciso também se preparar para manter-se focado e bem física e mentalmente por tantas horas.

Veja alguns dos conselhos mais recomendados para preparar-se para o Enem:

Publicidade

Antecipação

Não conte com a sorte. Começar seus estudos cedo é a melhor forma de se preparar. Quando suas férias escolares estiverem no fim, faça toda a organização pré-estudos: faça uma organização de horários de estudos e de folgas, especifique quais matérias irá estudar por dia (são doze matérias, então, o recomendável é que em alguns dias estude duas matérias, dividindo entre alguma que você domine mais com alguma que tem mais dificuldade), compre os materiais que podem facilitar a organização dos estudos (marcadores de texto de diferentes cores, lápis ou lapiseira, caneta, borracha, “post its”, dentre outros).

Além disso, selecionar um local de estudos que seja tranquilo é uma ideia ótima, pois vai te ajudar a manter o foco. Converse com sua família sobre seus futuros horários de estudo para que ajudem a manter a casa silenciosa durante esse tempo, ou então procure por uma biblioteca pública em suas cidade, ou até mesmo estude nos intervalos de sua escola. Quaisquer minutos que você passar estudando e se preparando valerão a pena.

Decida se vai estudar sozinho ou se vai fazer um grupo de estudos

É bem possível que você não seja o único de sua turma que estará ansioso por conta do Enem. Se você trabalha bem em equipe, juntar seus amigos para estudarem juntos pode ser uma ideia positiva, especialmente se for o caso dos amigos dominarem matérias diferentes das que você domina. Assim, pode haver um intercâmbio de conhecimentos nas diferentes áreas de estudo. Se você domina melhor a Matemática e as Ciências Exatas, mas não é muito bom com Língua Portuguesa, por exemplo, isso será uma ideia realmente construtiva.

Mas se você é um estudante que se dá melhor estudando sozinho, procure pelos canais do Youtube que oferecem videoaulas gratuitas para ajudar na preparação para o Enem e salve essas videoaulas em playlists separadas por cada matéria ou bloco de matéria. Isso vai ajudar a manter uma boa organização de conteúdos para serem estudados. Além disso, buscar por apostilas gratuitas (físicas ou em PDF) e por sites que oferecem questões das provas anteriores é o ideal para que você não fique apenas na leitura, mas, também, tenha acesso a questões e exames simulados para praticar.

Cronometre seu tempo para cada resposta

Lembre-se sempre de que essa é uma prova extensa e, também, muitas questões serão realmente grandes, como, por exemplo, é o caso das questões de Língua Portuguesa e de Língua Estrangeira que, normalmente, são de interpretação de texto e, por isso, você deverá passar algum tempo lendo um texto para conseguir resolver algumas questões. Uma dica para conseguir melhorar o seu tempo de prova é considerar aprender a leitura dinâmica para que consiga ler com mais rapidez e eficiência.

Para cada questão que fizer, cronometre. Mas, é claro, fazer uma prova com rapidez não pode ser igual a ter pressa. O sentimento ansioso de pressa pode te desconcentrar por conta do nervosismo e, portanto, irá lhe atrapalhar. Leia a questão de uma a três vezes (se for necessário, caso não entenda o que deve fazer logo na primeira leitura) e, se ainda assim, não conseguir compreender, não fique parado naquela questão. Passe para a próxima e, só depois, quando for a hora de preencher um cartão de respostas, volte naquela questão para solucioná-la. Assim, você consegue mais tempo para revisar com mais calma as questões que não foram respondidas.

Redação: fazer antes ou depois?

A redação sempre virá com textos de apoio. Cada estudante tem sua própria estratégia: alguns fazem a redação antes de responder às questões de múltipla escolha, pois assim não estarão com a mente desgastada pelas questões. Outros deixam para o final e conseguem ainda assim produzir a redação com bastante eficiência usando os textos de apoio sobre a temática apresentada. Isso é cada um que irá decidir qual é a melhor estratégia para si.

Aplicativos e programas para ajudar a estudar para o Enem 2024

Agora, confira uma lista com os melhores apps e programas para ajudar em seus estudos:

Enem – Inep

Esse aplicativo é oficial do Inep. Ele está disponível para aparelhos Android e iOS e ajuda com diversas informações sobre a prova, como cronograma (inscrições, solicitação de isenção de taxas, mural de avisos, etc.), e, também, oferece questões de provas anteriores e simulados.

APERTE AQUI PARA BAIXAR O APP ENEM – INEP NO IOS
APERTE AQUI PARA BAIXAR O APP ENEM – INEP NO ANDROID

Enem – Provas e Gabaritos Comentados

Infelizmente disponível apenas para aparelhos Android, esse aplicativo tem questões das provas do Enem realizadas desde o ano de 2001 e, ainda, conta com comentários de professores sobre as respostas de cada questão, de forma que os estudantes consigam compreender a dinâmica das respostas para que não sejam pegos de surpresa em questões semelhantes.

APERTE AQUI PARA BAIXAR O APP ENEM GABARITOS NO ANDROID

Redação Enem Nota 1000 – 2024

Redação Enem Nota 1000 - 2024

Este app também está, infelizmente, disponível somente para aparelhos Android, mas ele trás uma enorme vantagem: ele vai te ajudar a se preparar para a redação. O aplicativo mostra mais de 50 redações que receberam nota 1000 nas edições passadas da prova e apresenta várias temáticas para que você possa praticar sua escrita, junto com um manual que contém as regras da redação para o Enem e os erros que devem ser evitados para evitar de zerar a nota da prova ou perder pontos por desatenção.

APERTE AQUI PARA BAIXAR O APP REDAÇÃO ENEM 1000 – 2024

Saiba como consultar e simular sua nota no Enem 2023!