Carregando a informação...

Publicidade
Publicidade

O Exame Nacional do Ensino Médio é, hoje, a prova que mais causa preocupação para muitos estudantes brasileiros, e tem um motivo muito bom para isso. Para além de ser uma prova que irá testar os níveis de aprendizado dos estudantes do Ensino Médio e, com isso, levar estatísticas para o Ministério da Educação, esse exame é a porta de entrada dos estudantes para uma universidade pública ou particular.

O Enem acontece todos os anos, por volta dos meses de outubro ou novembro, e consiste em vários blocos de questões de diferentes matérias, além de uma redação cujo tema só é revelado no dia da prova de redação. Além disso, a prova ocorre em dois finais de semana consecutivos, normalmente aos domingos (como uma maneira de respeitar a liberdade religiosa de adventistas do sétimo dia e de comunidades judaicas que tiram os sábados de folga).

Os temas dos blocos de perguntas do Enem são

  • Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Artes, Literatura, Língua Estrangeira (Espanhol OU Inglês, o estudante pode escolher), Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Matemática e Suas Tecnologias: Problemas matemáticos e de raciocínio lógico;
  • Ciências da Natureza: Física, Química e Biologia;
  • Ciências Humanas: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Redação: composição de um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema proposto.

Em 2023, o tema da redação do Enem foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Os temas dessas redações costumam sempre trazer inúmeras discussões e debates pelo país entre professores e alunos, o que acaba, por fim, contribuindo para o aprendizado não somente dos participantes do exame, mas para a sociedade que acaba por enxergar tópicos sociais, econômicos e ambientais importantes que não tinham qualquer holofote, muitas das vezes.

Publicidade
Publicidade

Além desse exame servir como fonte estatística, é usando a nota final da prova que os alunos conseguem verificar através do SISU (Sistema de Seleção Unificada) se sua nota foi o suficiente para entrar na faixa de notas chamada “Nota de Corte” para o curso desejado em uma universidade pública, como as federais e as estaduais. Ou, ainda, a nota do Enem também é usada para o ProUni (Programa Universidade Para Todos), que garante bolsas de até 100% nas universidades particulares, ou então para o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) que financia os valores das mensalidades dos estudantes em universidades públicas.

Agora que já se foi explicada a imensa importância deste exame, é preciso lembrar que o ano de 2024 já se iniciou. Na data desta redação, já foram divulgados, ou já iniciou-se a divulgação, das notas finais do ENEM de 2023 (que estava prevista para o dia 16 de Janeiro de 2023). Então, agora serão mostrados os passo a passos de como simular sua nota do Enem e como consultar a sua nota do Enem 2023 (ou de anos anteriores) no sistema do SISU.

Como simular a sua nota do Enem

O site do SISU pode às vezes atrasar para iniciar as inscrições ou, então, pode ser que fique fora do ar quando muitas pessoas tentam acessar ao mesmo tempo. Afinal, todo ano são milhões de estudantes que participam desse exame. Mas enquanto os estudantes concorrentes aguardam para saber se conseguiram uma nota suficiente para ingressar, é possível fazer uma média de corte através de simuladores.

Publicidade

Através de sites como o Guru do SISU e o Simulador SISU do Me Salva, é fácil fazer uma simulação para saber quais são as suas chances de ingressar no curso e na universidade que deseja ingressar. Veja como simular através do Guru do SISU:

  • Acesse o site do SISU
  • Selecione o curso e o estado em que deseja estudar, clique então em Prosseguir
  • A seguir, preencha os campos com suas notas de Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Suas Tecnologias e Redação.
  • Para finalizar, clique em Mostre-Me O Resultado e escolha entre as Vagas de Ampla Concorrência, Vagas Para Escolas Públicas ou Cotas Para Ações Afirmativas.
  • Daí é só rolar para baixo para verificar em quais universidades você poderá ingressar.

No site do MeSalva não é tão diferente. O MeSalva já é um conhecido dos estudantes do Enem, pois é uma plataforma de estudos repleta de aulas gravadas e questões para prática e preparo para a prova. No MeSalva, para simular sua nota de corte no SISU basta seguir esses passos:

  • Preencha suas notas de Matemática, Linguagens E Suas Tecnologias, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Redação.
  • Selecione se há uma modalidade especial de ingresso: Renda Familiar Inferior a 1,5 Salário Mínimo, Preto ou Pardo, Escola Pública, Indígena, Pessoa com Deficiência, Pessoa Transgênero
  • Escolha o Estado e o Curso em que deseja estudar
  • Clique em Simular Chances

Como conferir sua nota de corte no SISU

As inscrições via SISU já começaram. Deram início no dia 22 de janeiro e irão até às 23:59 do dia 25 de janeiro. Então, ainda é possível realizar sua inscrição. Os resultados serão divulgados no dia 30 de janeiro e as inscrições da chamada regular iniciam no dia 1 e 7 de fevereiro. Caso deseje entrar para a lista de espera (pois as notas de corte reduzem com o tempo), as inscrições serão de 30 a 7 de fevereiro.

Para realizar sua inscrição no SISU, basta seguir os seguintes passos:

  • Acesse o site do SISU
  • Faça o login clicando em “Entrar com Gov.br”
  • Quando tiver feito o login, atualize seus dados pessoais
  • Em seguida, clique em “Minha Inscrição” para escolher as duas opções de curso que deseja
  • Serão mostradas diversas opções de instituições diferentes por todo o Brasil e vagas ofertadas. Selecione as vagas em que deseja concorrer
  • Clique em Cotas ou em Ampla Concorrência para definir em quais tipos de vagas você irá concorrer
  • Para finalizar, clique em Confirmar.

A partir disso, bastará aguardar pelo resultado que será divulgado no dia 30 de janeiro deste ano. Vale lembrar que universidades diferentes terão notas de corte diferentes para os cursos, então se não ingressar na universidade desejada lembre-se de que existe a opção de ir para outras universidades dentro e fora do seu estado. Ainda, se não conseguir entrar logo na primeira chamada, a lista de espera existe para que possa ingressar no segundo semestre.

As notas de corte reduzem com o tempo e, portanto, não se desanime caso não consiga ingressar numa universidade pública logo no primeiro semestre. Além disso, existem cursos que não são ofertados por universidades públicas e, sim, por faculdades particulares. Dessa forma, fique de olhos em relação ao FIES e ao ProUni para conseguir uma bolsa ou um ótimo financiamento para os seus estudos.

Caso você já tenha se formado, aproveite para conhecer o sistema de Concurso Público Nacional Unificado!