Carregando a informação...

Publicidade
Publicidade

Pensando em aumentar sua produtividade no dia a dia? Existem maneiras de utilizar de uma Inteligência Artificial na otimização de estudos.

Dessa forma, você consegue render em suas obrigações acadêmicas ou de trabalho, permitindo com que você acesse um conteúdo de forma mais prática e rápida. Saiba mais!

O que são as Inteligências Artificiais?

As inteligências artificiais são máquinas criadas e programadas para tentar reproduzir a capacidade mental humana de aprender e realizar diversas tarefas, sejam elas de baixa ou de alta complexidade.

Publicidade
Publicidade

As IAs são desenvolvidas há décadas, porém ganharam um grau de sofisticação muito maior nos últimos tempo, visto que a engenharia e a ciência da computação são campos científicos bem mais desenvolvidos do que já foram um dia.

As IAs podem se apresentar na forma de um dispositivo, como, por exemplo, a Alexa da Amazon ou a Siri da Apple, ou podem ser unicamente um software, como o famoso ChatGPT ou o Bard da Google.

Independente de qual for o seu “formato”, as IAs possuem uma programação bastante complexa que os torna capazes de aprender inclusive com os próprios erros, fazendo com que repitam a tarefa ordenada por meio de prompts de comando até que, enfim, obtenha um resultado satisfatório.

Publicidade

Existem IAs mais genéricas e IAs com algum propósito específico.

Tudo dependerá, é claro, da “inteligência humana” por trás da criação da mesma.

Como funcionam as IAs?

Existem muitos métodos de funcionamento nas inteligências artificiais, porém os dois mais utilizados são o machine learning e o deep learning. Cada um deles funciona de maneiras diferentes:

  • Machine Learning: essa é uma forma automatizada de aprendizado das inteligências artificiais. A IA irá fornecer um resultado à tarefa pedida com base em aprendizado prévio adquirido através de algoritmos.
  • Deep Learning: esse tipo de aprendizado da máquina é feito através das chamadas redes neurais (que são unidades conectadas em rede para análise de bancos de dados e informações), emulando o funcionamento do cérebro humano.

Principais softwares de IA

Ainda que muitos não saibam disso, na internet existem inteligências artificiais atuando a todo momento, e são os usuários que alimentam seus algoritmos e bancos de dados.

O maior exemplo disso são os algoritmos das redes sociais, usados para saber que tipo de conteúdo deve aparecer na timeline do usuário, ou os sites de busca e pesquisa que sabem exatamente o que indicar quando você procura por algo.

Os aplicativos de GPS/rotas também são uma rede de inteligência artificial que é alimentada tanto por usuários como por mapas e satélites, o que os permite funcionar constantemente e em tempo real, sempre se atualizando.

Entretanto, o que tem despertado a atenção ultimamente são os assistentes virtuais e os chats.

Esses programas, totalmente baseado em IA, funcionam como mecanismos de pesquisas para as dúvidas dos seus usuário.

O software faz uma busca em seu banco de dados em milésimos de segundos, fornecendo as respostas que o usuário procura quase instantaneamente,

Como usar a Inteligência Artificial para otimizar os estudos

Um erro que tem sido bastante comum entre os estudantes ao utilizar de alguma inteligência artificial em seus estudos, é confiar cegamente nas informações que essas ferramentas oferecem.

Esse é um dos maiores motivos para muitos desconfiarem das inteligências artificiais.

Entretanto, cabe ao usuário saber filtrar as informações e fontes de suas informações.

É importante saber o utilizar a IA como um instrumento de trabalho, fazendo as perguntas certas, comandos adequados e realizando uma checagem de informações regularmente.

As IA podem ter banco de dados desatualizados ou insuficiente para demandas específicas, e justamente por isso é importante ter cautela ao confiar nos dados sem a apuração adequada.

Isso não quer dizer, porém, que elas ainda não possam ser úteis.

As IAs de assistência virtual, por exemplo, possuem recursos diversos não para te dar todas as respostas para seus exercícios e provas, mas para te ajudar a organizar horários, conteúdos, etc.

Entre as diversas tarefas que uma IA pode fazer para otimizar seus estudos, destacam-se os seguintes:

  • Administração de tempo e conteúdo
  • Gestão de atividades e materiais
  • Realização de tarefas repetitivas
  • Tomada de decisões com base em dados
  • Análise de grande volume de informações em menos tempo

Ainda, é possível também, por exemplo, criar planilhas, gráficos, apresentações de PowerPoint, imagens e etc. para que seus trabalhos digitais sejam feitos com muito mais esmero e design modernos e bonitos.

Para os estudantes universitários, principalmente, existem ferramentas de inteligência artificial que verificam se há plágio em seus trabalhos acadêmicos.

Essas mesmas IAs podem também te ajudar com correções de ortografia e gramática como, por exemplo, é o caso do software Grammarly.

Algumas inteligências artificiais também poderão te ajudar a reescrever algum texto ou trecho que você tenha escrito, mas acredita que não tenha ficado assim tão bom.

É preciso, no entanto, tomar cuidado com isso. Afinal, as escolas hoje em dia estão também se atualizando.

Tenha um histórico do seu trabalho para provar que todo o texto foi de autoria sua para que não pensem que você apenas jogou sua tarefa num chat de IA e deixou que a máquina fizesse seu trabalho.

Isso é, afinal, o que nos difere de máquinas: as mesmas apenas vão reproduzir algo com base em um banco de dados e algoritmos, enquanto nós ainda temos a capacidade de criar algo inteiramente novo que, apesar de muitas vezes ser baseado em algo já existente, ainda assim será algo totalmente único.

Estudo trata-se de aprendizado, e o aprendizado não vem pelos caminhos mais simples.

Aprender pode ser algo complexo, é claro, pois vai exigir que pensemos bastante. Mas isso não quer dizer que não possamos usar todas as ferramentas, devidamente, para melhorar essa experiência.