Carregando a informação...

Publicidade
Publicidade

2023 foi um ano com diversas emoções e, ainda, de inovações. Inúmeras novas tecnologias surgiram e até mesmo causaram várias polêmicas, como é o caso das inteligências artificiais. Entretanto… Mesmo em meio a tantas polêmicas, o avanço tecnológico e científico não irá parar. Tais situações e preocupações, no fim, serve apenas como um parâmetro para que os inventores e cientistas saibam qual caminho trilhar e corrigir os atuais problemas.

É claro que diversas tecnologias são extremamente caras e nem todo mundo poderá usufruir delas. Ou, pelo menos, não de forma direta. Um exemplo de tecnologias que acabam beneficiando toda uma comunidade são as tecnologias sustentáveis que ajudam a limpar oceanos, rios e lagos, moinhos de vento que movem a energia eólica e as placas fotovoltaicas, responsáveis por fornecer energia à base da luz do sol.

Afinal, o que são gadgets?

Os gadgets são aparelhos e apetrechos tecnológicos cuja principal característica é o seu tamanho: são pequenos o suficiente para que seu transporte e uso diário podem ser bem mais simples. Por exemplo, smartphones, notebooks, robôs limpadores, dentre outras coisas.

Publicidade
Publicidade

A origem da palavra “gadget” tem uma divergência: alguns dizem que data do século XIX, na Inglaterra, pois os marinheiros costumavam usar uma palavra igual ou parecida para se referir a algum mecanismo tecnológico do qual não conseguiam se lembrar do nome. É algo parecido com o que nós, brasileiros, fazemos, ao chamar qualquer objeto de “coisa”, “trem” ou “troço”.

Outros, dizem que a palavra se origina do termo francês “gachette”, usada para se referir a mecanismos ou engenhocas de disparo, como os gatilhos das balestras ou de um mosquete. Qualquer que seja a origem da palavra, a palavra gadget hoje em dia se traduz do inglês para “engenhoca”, “aparelho”, etc., e é usado para se referir apenas a estes itens tecnológicos portáteis.

Quais as tendências tecnológicas para 2024?

Agora que você conhece bem a definição de gadgets, podemos falar sobre as tendências tecnológicas de 2024 com muito mais facilidade. Afinal, são muitos itens que podem se encaixar nessa definição e simplesmente apresentar uma lista de forma aleatória aos leitores poderia deixá-los sem entender muito bem do que estamos falando especificamente.

Publicidade

Aqui, contudo, não vamos citar somente os gadgets e, sim, as “tendências” da tecnologia previstas para serem oficialmente lançadas no ano de 2024. Confira agora duas listas para você saber o que está por vir: tendências tecnológicas e gadgets tecnológicos previstos para 2024:

Tendências Tecnológicas 2024

Engenharia de Plataforma

Um sub-ramo científico que unirá engenharia da computação, da tecnologia da informação, dentre outras áreas científicas voltadas ao desenvolvimento de softwares. Com o aumento da quantidade de pessoas investindo em negócios próprios e de empresas já consolidadas querendo expandir seus negócios, a engenharia de plataformas vai ter como foco criar plataformas mais sofisticadas, intuitivas e precisas para as empresas organizarem e administrar com mais eficiência os seus negócios.

AI TRiSM

Artificial Intelligence Trust, Risk and Security Management, ou, traduzindo para o português, Inteligência Artificial de Administração de Confiabilidade, Risco e Segurança. Essa é uma tecnologia voltada para administração de riscos, com foco em pesquisar, estudar e eliminar informações que tenham alguma incongruência ou falha. Dessa forma, as empresas que adotarem essa tecnologia conseguiriam evitar diversos riscos por não compreenderem totalmente o tamanho do prejuízo que poderão levar caso uma decisão administrativa não dê certo.

Plataformas de Nuvem da Indústria

A ideia aqui é transformar esses bancos de dados chamados nuvem em não somente uma tecnologia com novas funcionalidades para empresas e indústrias. Terá como principal foco inovador o uso de nuvens como uma inovação no setor de negócios das empresas que adotarem essa tecnologia.

Bastante interessante, não é? Para os comerciantes, certamente essas tecnologias poderão trazer inúmeros benefícios para aumentar sua produtividade, confiabilidade e lucro. Agora, para nossos leitores ávidos por compras tecnológicas, veja três gadgets interessantes previstos para 2024:

Gadgets Tecnológicos 2024

iPhone 16

Um queridinho em torno de todo o mundo, a Apple sempre foi um grande símbolo de status. Todo mundo sonha em ter um iPhone, iPad ou Macbook. Em 2024, a Apple irá lançar o iPhone 16, que está previsto para lançar a versão standard e algumas variações do mesmo até o final do ano que vem. Mas isso, na realidade, é apenas um rumor, porque o iPhone 15, lançado esse ano, demorou bastante para chegar aos mercados (especificamente, foi lançado no final do mês de setembro).

Televisões com tecnologia PHOLED

Com as primeiras marcas anunciando uma inovação em cima da tecnologia OLED (LG e Samsung), 2024 promete melhorar ainda mais o que já parecia simplesmente inacreditável em questão de definição. Em inglês, a sigla PHOLED pode se traduzir como “diodo emissor de luz orgânica fosforescente”, que irá substituir a luz fluorescente (à base de flúor) emitida pelos subpixels por luz fosforescente, que trará uma imagem mais vívida, mais brilhante e com menos gasto de energia elétrica. Ou seja, quem comprar uma TV de tecnologia PHOLED terá um benefício a longo prazo, pois vai economizar na luz.

Óculos de Meta-Realidade Virtual

Uma tecnologia amada pelos gamers e cada vez mais acessível, os óculos de realidade virtual também não estarão de fora na lista de inovações tecnológicas de gadgets em 2024. O problema maior do preço dos óculos nem sempre vai ser os óculos de realidade virtual em si, mas, sim, encontrar algum aparelho e jogos que sejam compatíveis com esta tecnologia, pois costumam preços bem amargos. A Meta, empresa de Mark Zuckerberg responsável pelas plataformas Facebook, Instagram e WhatsApp, promete lançar um headset de realidade virtual bem mais acessível e com mais facilidade de uso.

Preparo financeiro

A gente sabe que, no fim das contas, mesmo com determinadas tecnologias abaixando o preço, muitas pessoas podem encontrar dificuldade em conseguir cobrir seus preços para comprar. Dessa forma, vamos dar aqui algumas dicas para que você possa se preparar financeiramente para comprar essas tecnologias.

Primeiramente: abra uma poupança ou cofrinho. Essa reserva de dinheiro deverá ser aumentada mensalmente à medida que você tiver algum dinheirinho sobrando após pagar suas contas e faturas. Uma poupança ajudará minimamente, pois é uma forma de investimento, uma vez que dá algum rendimento todo mês (ainda que seja um rendimento baixo).

Segundo: faça suas compras em uma loja que seja parceira do seu cartão de crédito ou banco. Dessa forma, você poderá ganhar muitos pontos em troca ou, então, conseguir uma ótima taxa de cashback em sua compra. Uma dica pra isso é ter o cartão Magalu ou KaBum!, pois estas são boas lojas para comprar alguns desses gadgets, como o smartphone e a TV no Magalu e os óculos VR na KaBum!

E aí? Já sabe qual desses gadgets você vai comprar em 2024? Estes gadgets e tendências são apenas alguns dos vários que estão previstos para o ano que vem. Fique atento ao nosso blog para se manter sempre atualizado nas tecnologias que já existem e que estão por vir e não perca o lançamento de absolutamente nada de 2024 e dos anos seguintes!

Gostou da dica? Aproveite para conhecer outros conteúdos em nosso site, como o melhor Kindle para você comprar!