Carregando a informação...

Publicidade
Publicidade

Os apps de carona já ganharam as ruas há tempos. Alguns deles se renovaram e novos surgiram. Aproveite e veja os aplicativos ativos atualmente mais usados e como eles funcionam. Quais as vantagens e como fazer viagens por app com mais segurança!

5 apps de carona mais populares

1 – Uber

uber

O primeiro aplicativo popular que surgiu no Brasil, o Uber, também é o mais usado e está disponível em praticamente todos os municípios do país. O app pode ser baixado facilmente em celulares com sistema operacional Android ou iOS.

Publicidade
Publicidade

Para usar, primeiramente, é preciso baixar o aplicativo no smartphone. Então, criar uma conta e adicionar um meio de pagamento: cartão de crédito, débito, débito em conta, entre outros.

Assim, sempre que precisar de um carro, o usuário do app do Uber, digita seu destino e confirma o pedido da carona.

O aplicativo, então, conecta o passageiro (usuário) aos motoristas disponíveis e mais próximos da região. O motorista aceita a corrida e basta o usuário aguardar o carro chegar.

Publicidade

Para garantir a segurança de seus usuários, o Uber realiza uma série de verificações nos motoristas antes de aceitá-los na plataforma. Além disso, motoristas e passageiros são verificados após cada viagem, o que ajuda a manter um alto nível de serviço prestado.

Dentro do Uber há diferentes preços e categorias de corridas:

  • UberX: a mais econômica.
  • Uber Comfort: com um valor um pouco mais alto, dispõe de motoristas com carros mais espaçosos.
  • Uber Black: carros de luxo.

BAIXE UBER PARA ANDROID

BAIXE UBER PARA IOS

2 – 99

99

Mais um dos apps mais populares do Brasil, o 99 pode ser baixado em aparelhos de telefone celular com Android ou iOS.

Depois de instalado, é necessário criar uma conta com todos os dados. Além disso, também é preciso adicionar uma ou mais formas de pagamento válidas.

Assim, com a conta criada, já é possível começar a usar o aplicativo. Basta informar ou selecionar o seu destino. Então, o app busca os motoristas mais próximos e emite um alerta que avisará quando um motorista aceitou a sua corrida.

O 99 também tem categorias de corridas, que vão das mais econômicas às mais “luxuosas”: 99 Pop, 99 Comfort e 99 Taxi.

BAIXE 99 PARA ANDROID

BAIXE 99 PARA IOS

3 – BlaBlaCar

blablacar

O BlaBlaCar é um app de carona um pouco diferente do Uber e do 99. No caso, o aplicativo permite que passageiros e motoristas que não são de aplicativos (como do Uber, 99 e outros) combinem corridas entre si.

O usuário deve baixar o app em seu celular e preencher todos os dados. Também, convém mandar um documento comprovando a identidade.

Então, quando ele precisar de carona, ele coloca o destino e o local onde está no app. O aplicativo buscará pessoas que estão oferecendo caronas.

Passageiro e motoristas combinam por mensagem valores, datas e horários.

O pagamento pode ser feito em dinheiro e um motorista pode pegar mais de uma pessoa, caso ele deseje, certo?

O aplicativo é mais usado para longas distâncias. O inconveniente é que os motoristas não têm esse app de carona como fonte de renda, portanto, nem sempre é fácil encontrar um disponível.

Os motoristas cadastrados também passam por identificação, para garantir a segurança de todos.

BAIXAR BLABLACAR ANDROID

BAIXAR BLABLACAR IOS

4 – Waze Carpool

waze carpool

Mais um dos apps de carona disponíveis em algumas cidades do Brasil, o Waze Carpool se trata de uma opção para quem busca uma carona rápida. É um app disponível para Android e iOS.

Ao se cadastrar, o usuário informa o seu local de partida e de destino e o app busca motoristas que farão trajetos próximos – semelhante ao funcionamento do Bla Bla Car, mas a diferença é que o pagamento é feito diretamente pelo aplicativo.

O objetivo do app, no entanto, é facilitar caronas. Portanto, não há tanta opção de motoristas como o Uber e o 99. Mas, para pegar caronas rápidas, passando por trajetos semelhantes, é uma boa e econômica opção.

BAIXE WAZE PARA ANDROID

BAIXE WAZE PARA IOS

5 – Mobiliza SP

mobiliza SP

Um app disponível apenas na capital de São Paulo, é uma iniciativa da Prefeitura da Cidade de São Paulo. Está disponível para sistemas Android e iOS.

Apenas motoristas cadastrados podem levar passageiros e as corridas só podem ser feitas pela capital paulista. O método de pagamento é preferencialmente pelo app.

BAIXE MOBILIZA SP PARA ANDROID

BAIXE MOBILIZA SP PARA IOS

Vantagens de usar app de carona

Usar apps de carona, obviamente, tem muitas vantagens. As principais delas são:

  • Preços mais acessíveis, em comparação com táxis e outros meios de transporte.
  • Compartilhar tarifas com outros passageiros, no caso de viagens compartilhadas.
  • Pode ser usado em qualquer hora.

Por outro lado, algumas pessoas ainda enxergam algumas desvantagens:

  • É preciso estar com o aparelho de telefone celular com à Internet para poder usar os apps de carona.
  • Há possibilidades de cancelamento da corrida por parte dos motoristas, o que causa atrasos e transtornos aos passageiros.
  • Está cada vez mais difícil os motoristas de aplicativos aceitarem pagamento em dinheiro devido à falta de troco, o que obriga o usuário a ter um meio de pagamento online.

Dicas de segurança para ao usar os apps de carona

Os aplicativos estão cada vez mais seguros, mas redobrar os cuidados nunca é demais. Confira a lista que preparamos para que você garanta a sua segurança ao usar os apps de carona:

1 – Sempre que for pedir uma corrida, faça isso em um local seguro, ou seja, evite locais com pouca circulação de pessoas. Caso esteja em um lugar vazio ou escuro, procure uma rua mais movimentada ou mesmo um estabelecimento comercial aberto e com circulação de pessoas.

  1. Confira as informações do carro e do motorista: os apps de carona sempre informam os dados do carro que irá te buscar (placa, cor, modelo). Além disso, a foto e o nome do motorista. Antes de entrar no carro, confirme os dados do veículo e perceba se o motorista se trata do mostrado na foto. Caso alguma coisa lhe pareça suspeita, é melhor não embarcar, cancelar a corrida e informar a empresa do aplicativo.
  2. Acomode-se no banco de trás do carro: a não ser que você pegue a carona com mais pessoas, prefira se sentar no banco de trás do automóvel. Isso lhe dá mais segurança em casos de eventuais acidentes. Além disso, evita a distração do motorista.
  3. Use sempre o cinto de segurança: muitas pessoas ainda não fazem isso, mas o cinto de segurança é item obrigatório para todos os ocupantes de um veículo em todo o país.
  4. Avalie os motoristas: sempre que terminar uma corrida, avalie o motorista. Todo aplicativo de carona tem essa opção. Isso ajuda outros passageiros a tomarem decisões quando forem usar o app.
  5. Evite ficar com o celular na mão durante o tempo de espera: caso você esteja em locais públicos ao pedir uma corrida por um dos apps de carona, use o aparelho de telefone celular para acompanhar a sua chamada apenas quando necessário.

Isso não diz respeito diretamente aos aplicativos, mas já há casos de furtos de celular de pessoas que estavam com o aparelho à mostra esperando a carona.

Por fim, se lembre sempre de que a maioria dos aplicativos de carona conta com recursos como compartilhar o roteiro com conhecidos e botões que comunicam diretamente autoridades da segurança pública em casos de riscos. Conte com essas funcionalidades e faça uma boa viagem!