Carregando a informação...

Publicidade
Publicidade

Existem muitas maneiras de ganhar uma renda extra no final do mês, e usar de apps para investir em criptomoedas é uma das melhores!

O mercado de criptomoedas pode oscilar bastante em um curto período de tempo, e justamente por isso é importante entender como ele funciona. Saiba mais!

O que são criptomoedas?

De uma maneira bastante simplificada, as criptomoedas são um tipo de moeda digital que, para preservação de seu valor e para garantir a segurança das transações realizadas, utiliza-se de criptografias (por isso o nome criptomoeda) e, para as transações especificamente, se utiliza de uma tecnologia chamada blockchain, que é um tipo de banco de dados mais elaborado.

Publicidade
Publicidade

Diferente das moedas físicas, como o dólar ou o real, as criptomoedas não dependem de uma instituição de emissão de moeda, bem como também não são nenhuma “moeda nacional oficial”.

São uma forma de moeda totalmente independente, do mesmo modo que o e-mail não precisa de uma agência de correios para ser encaminhado, como as cartas.

Segundo Fernando Ulrich, autor que escreveu sobre Bitcoin: “o que o e-mail fez com a informação, o Bitcoin fará com o dinheiro”.

Publicidade

Mas não pense que criptomoedas se resumem apenas ao Bitcoin.

Na realidade, o conceito da criptomoeda é bem mais antigo do que parece.

No final dos anos 90, o engenheiro da computação Wei Dai já falava de usar criptografia em transações bancárias e emissões de moeda independente para que a existência de autoridade monetária centralizada se tornasse uma necessidade obsoleta.

Principais criptomoedas

Confira agora uma lista das principais criptomoedas disponíveis no mercado de cripto atualmente:

Bitcoin (BTC)

O primeiro sistema global de pagamentos inteiramente descentralizado.

O Bitcoin surgiu como uma solução financeira em 2008, a fim de substituir o dinheiro impresso em papel-moeda em meio à crise do mercado de hipotecas dos Estados Unidos.

Conforme consta no blog Bitcoin.org, um artigo assinado por Satoshi Nakamoto (um pseudônimo de um programador ou grupo de programadores) apresentou a ideia da blockchain e as especificações e prova de conceito da Bitcoin.

Ainda segundo o mesmo, existirão no máximo 21 milhões de moedas de Bitcoin em circulação no mundo.

Bitcoin Cash (BCH)

Criado em 2017, o Bitcoin Cash é uma versão nova do Bitcoin.

Nessa versão atualizada, o Bitcoin Cash apresenta transações bem mais rápidas e taxas bem menores em relação ao Bitcoin original.

Quem tinha Bitcoins em sua carteira de criptos recebeu uma quantia igual da criptomoeda atualizada, e terá em circulação apenas 21 milhões de BCH em circulação.

Ethereum (ETH)

Originalmente denominado Ether, o Ethereum tem alguns pontos semelhantes com o Bitcoin.

O Ethereum em 2016 sofreu um ataque de um hacker que, encontrando uma falha no sistema de criptografia da criptomoeda e, por causa disso, conseguiu roubar uma quantia de Ether equivalente a US$ 50 milhões.

Como as criptomoedas funcionam através de uma comunidade de desenvolvedores e programadores, essa comunidade responsável pelo Ether decidiu criar uma nova rede, e agora o Ether se chama Ethereum e vale ainda mais do que seu antecessor.

De início, a ideia do Ether não era ser uma moeda digital. Originalmente, era pra ser um ativo que recompensaria os desenvolvedores que usam a plataforma do Ethereum, criada para a execução de contratos inteligentes.

Agora que o Ethereum é uma criptomoeda, também utiliza a blockchain e baseia-se no processo de mineração de cripto. Hoje em dia, é uma das criptomoedas mais investidas/negociadas.

Tether (USDT)

Criado em 2014, o Tether é uma categoria de criptomoeda chamada de stablecoin.

As stable coins são uma categoria de moeda que se baseia em moeda física, e no caso do Tether a ideia é basear-se no dólar estadunidense.

Ou seja, para cada 1 Tether, deve ter 1 dólar estadunidense em caixa. Ao menos, essa é a teoria.

Alguns acreditam que nem todo Tether tem, de fato, paridade com o dólar.

É possível que algumas moedas de Tether estejam lastreadas não exatamente em dólar, mas em ativos ou recebíveis de empréstimo equivalentes em caixa.

Uma vez que o Tether é uma stable coin, isso significa que a variação de seu preço é bem menos volátil

Isso muitas vezes pode significar uma valorização menor ou mais lenta da moeda, porém também quer dizer que a perda da valorização dela e perdas durante operações se tornam significativamente reduzidas.

Como investir em cripto e os melhores apps para investir

O investimento em criptomoedas é, normalmente, feito através de corretoras especializadas em criptomoedas. Confira agora uma lista dos melhores apps de corretoras de criptomoedas:

eToro

É atualmente o aplicativo mais completo para investimentos em criptomoedas.

Isso porque você pode negociar não apenas criptomoedas mas diversos outros ativos também.

Conta com uma enorme variedade de recursos e é bastante recomendado tanto para investidores veteranos como para investidores iniciantes.

Você pode começar com uma quantia mínima de apenas $10 (UK e EUA), os investimentos têm 0% de taxa de comissão, tem possibilidade de realizar investimentos sociais, disponibiliza até 59 moedas digitais para adquirir e possui uma plataforma bastante intuitiva.

Porém, em relação a outras plataformas não disponibiliza tantas criptomoedas e também não está disponível em todos os países.

APERTE AQUI PARA BAIXAR O APP ETORO NO IOS
APERTE AQUI PARA BAIXAR O APP ETORO NO ANDROID

Binance

Esse app é uma excelente opção para aqueles que querem buscar pelas altcoins (criptomoedas alternativas que vão além do Bitcoin).

Também é bem fácil de usar para os investidores novatos, tendo a opção do recurso “Converter” que facilita os investimentos mais simples, enquanto isso os veteranos têm a interface de negociação “Spot” que conta com gráficos e ferramentas mais sofisticadas.

De suas principais vantagens, destaca-se o Binance Academy (para educação financeira e de cripto), disponibiliza mais de 600 moedas para investir, pode usar cartão de débito, tem conta poupança e serviço de staking, baixas taxas de transação e tem o próprio mercado de NFTs.

APERTE AQUI PARA BAIXAR O APP BINANCE NO IOS
APERTE AQUI PARA BAIXAR O APP BINANCE NO ANDROID

Nexo

Para os que querem realmente gerar riqueza e não apenas dizer que comprou uma Bitcoin, a Nexo é uma excelente opção para garantir um bom rendimento para sua carteira de criptomoedas.

Comprando criptomoeda e stablecoins com esse app, você pode receber até 17% de juros anuais, pagos diariamente, além da possibilidade de obter até 2% de cashback nas compras feitas com o cartão Nexo.

Você também pode obter empréstimos usando suas criptomoedas e stable coins como garantia, ou você mesmo pode emprestá-las.

O nível de segurança da Nexo é tida como “nível militar”, o que aumenta sua confiabilidade, e sua interface é bem simples.

Sua desvantagem é que você conseguirá negociar apenas 38 criptomoedas/stablecoins e não possui ferramentas de negociação tão elaboradas quanto outras plataformas.

APERTE AQUI PARA BAIXAR O APP NEXO NO IOS
APERTE AQUI PARA BAIXAR O APP NEXO NO ANDROID

Existem diversos aplicativos e corretoras através das quais você pode comprar criptomoedas.

Os três que foram citados aqui estão apenas sendo citados, cada um, por suas características únicas, seja por variedade de recursos, por variedade no catálogo de criptomoedas ou, como a Nexo, a possibilidade de gerar maior riqueza com suas moedas digitais.

Do mesmo modo, existe uma quantidade enorme de criptomoedas criadas hoje em dia que vai bem além daquelas que foram ditas aqui.

Existem até mesmo criptomoedas que surgiram através de “memes” da internet, como é o caso da Dogecoin.

A realidade é que o mundo das criptomoedas é enorme, muito vasto e com diversos conceitos e tipos de criptomoedas que vale a pena ser estudado.

Gostou da dica? Aproveite para conhecer outros conteúdos em nosso site, como o melhor Kindle para você comprar!