Carregando a informação...

Publicidade
Publicidade

Pensando em aumentar seu patrimônio, é muito importante começar pensar em investimentos financeiros. Existem apps desenvolvidos exclusivamente para investir na Bolsa de Valores.

A Bolsa de Valores garante uma estabilidade maior aos investimentos, o que pode ser muito benéfico para você a longo prazo. Saiba mais!

O que é a Bolsa de Valores?

Uma bolsa de valores é, de uma forma resumida, um mercado onde são negociadas ações, commodities, títulos e demais instrumentos financeiros.

Publicidade
Publicidade

As bolsas de valores são totalmente regulamentadas, atuando como um intermediário entre as empresas que desejam crescer seu valor ao levantar capital vendendo suas ações e, é claro, os investidores que compram tais ações a fim de lucrar com a valorização das mesmas, podendo vendê-las futuramente por um preço bem maior.

Qualquer tipo de empresa e investidor pode negociar na bolsa, inclusive empresas estatais.

Inclusive, aqui no Brasil o banco estatal Banco do Brasil é a primeira empresa nacional listada em bolsa, tendo sido listado em 1906.

Publicidade

De maneira geral, essas são as principais bolsas de valores:

  • Garantir o pagamento ao vendedor da ação, tendo como base as definições do mercado;
  • Assegurar ao comprador o recebimento de sua ação comprada;
  • Garantir a segurança dentro das negociações e transações das ações, que no Brasil são custodiadas e asseguradas pela Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (de sigla CBLC).

No Brasil, a nossa bolsa de valores nacional é chamada B3, mas anteriormente se chamava BM&FBovespa.

A B3 como é hoje surgiu no ano de 2017, nascendo da fusão entre a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBovespa) e a Cetip (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos).

Essa fusão garantiu que a B3 subisse ao 5º lugar no ranking mundial de bolsas de valores.

Para além de conhecer as bolsas de valores, é importante que o investidor, novato ou veterano, tenha conhecimento da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), responsável por ficar de olho em possíveis fraudes e irregularidades nas negociações do mercado de valores no Brasil.

Como investir na B3

A primeira coisa que se deve pensar para começar a investir na Bolsa de Valores é abrir uma conta de investidor junto a uma corretora.

Mas não é algo que você deva sair fazendo de qualquer jeito, não simplesmente escolha qualquer uma, afinal, é uma instituição na qual você estará colocando seu precioso dinheiro que todos sabemos que não é ganho de maneira simples.

Verifique quais são as taxas de corretagem, facilitação de acesso aos sistemas de negociação, confiabilidade e transparência nos relatórios e orientações sobre investimentos, etc.

As corretoras são instituições financeiras com autorização para operar na bolsa.

Você pode buscar por uma instituição financeira que funciona somente como corretora de investimentos ou, então, você pode também contar com os serviços de corretagem que diversos bancos oferecem também.

Sua opção vai depender da avaliação dos benefícios de cada um.

A segunda coisa que você precisa é compreender seu perfil de investidor.

As ações são apenas uma das diversas formas de investimentos, e são conhecidas por dois pontos em especial: a primeira, é claro, é a possibilidade de ter um enorme lucro; a segunda é sua alta volatilidade de variação de valor e, com isso, seu alto risco de perdas enormes.

Por esse motivo, se você tiver um perfil mais conservador como investidor, a sua corretora não irá recomendar que você invista nisso.

Provavelmente você será direcionado para ativos mais seguros como o Tesouro Direto ou ativos com pouca variação como Ouro e Prata.

Agora, quanto aos cuidados que precisa ter quanto a investir na Bolsa (e em qualquer tipo de investimento) é: estude.

Estude as ações mais e menos valorizadas, saiba estudar o mercado de ações, acompanhe revistas econômicas de renome como a Forbes, consulte sua corretora para obter aconselhamento e, é claro, estude estratégias.

Aprender as formas de investimento, estratégias para investimentos a curto e longo prazo e aprender a ter uma carteira de investimentos e ações diversificada vai reduzir suas chances de acabar falindo.

E o mais importante: tenha uma conta-poupança para te ajudar a ter uma reserva financeira.

Não dependa unicamente dos seus lucros, pois investir em ações é como jogar numa roleta-russa: se você tiver uma perda, há o risco do dano financeiro ser grande.

Aplicativos para Investir na Bolsa

Agora que você já sabe o que você precisa para começar a investir na Bolsa de Valores, vamos apresentar alguns aplicativos de corretoras para te ajudar a iniciar sua vida como investidor. Confira:

Toro

É considerado o melhor aplicativo de investimento para iniciantes, pois possui uma interface bem tranquila de se guiar e um sistema bastante intuitivo.

Ainda, também será possível receber cashback no pagamento de algumas taxas, o que ajuda a manter algum dinheiro (mesmo que pouco) em sua carteira.

Com o app Toro você consegue investir na Bolsa de Valores, adquirir títulos de renda fixa e obter fundos de investimento.

O aplicativo é gratuito para download e você pode baixar para celulares Android e iOS.

APERTE AQUI PARA BAIXAR O APP TORO NO IOS
APERTE AQUI PARA BAIXAR O APP TORO NO ANDROID

Rico

A Rico é uma corretora de investimentos relativamente recente e tem crescido em número de clientes.

Seu aplicativo é considerado, hoje, um dos melhores que existem, totalmente gratuito para download e está disponível para Android e iOS.

Também é uma boa indicação para investidores iniciantes ou veteranos e lhe dará acesso a ações da Bolsa de Valores, títulos de renda fixa e fundos de investimento.

A Rico tem um bom blog de educação em investimentos que vale a pena acompanhar.

APERTE AQUI PARA BAIXAR O APP RICO NO IOS
APERTE AQUI PARA BAIXAR O APP RICO NO ANDROID

XP Investimentos

A XP Investimentos é, hoje, considerada a melhor corretora de investimentos do país.

Tem gratuidade de taxas em vários ativos e serviços, vai te garantir acesso à bolsa de valores, aquisição de títulos de renda fixa e fundos de investimento.

Além disso, na XP você terá uma variedade de recursos para acompanhar a evolução de sua carteira de investimentos.

O aplicativo da corretora também está sendo bem avaliado.

Apesar de ser excelente, porém, a recomendação da XP Investimentos é mais para o público de investidores veteranos e de alto rendimento.

O aplicativo é gratuito e está disponível para celulares Android e iOS.

APERTE AQUI PARA BAIXAR O APP XP INVESTIMENTOS
APERTE AQUI PARA BAIXAR O APP XP INVESTIMENTOS

Apesar de todos os aplicativos aqui citados, é preciso ter em mente que as corretoras ainda possuem taxas de corretagem e serviços.

Normalmente, essas taxas já são cobradas no ato de aquisição de algum ativo, como acontece quando você pega um empréstimo e você já paga as taxas bancárias nas parcelas de pagamento do empréstimo.

A segunda coisa que precisa sempre se lembrar antes de abrir uma conta num desses apps ou em qualquer corretora é: mesmo os investimentos de baixo risco possuem algum.

A frustração quando houver alguma perda ou quando acontecer de um de seus investimentos não der certo é completamente normal, é claro, pois ninguém gosta de perder.

Mas é por isso que não se deve já chegar colocando dinheiro na carteira e escolher qualquer ativo que surgir.

Estude as estratégias que melhor lhe atraírem e, é claro, tenha em mente que apesar de ter planejado tudo, ainda existe chance de não dar certo.

Investir é assumir riscos.

Gostou das dicas? Aproveite para conhecer outros conteúdos em nosso site, como os 5 melhores aplicativos de cashback!