Carregando a informação...

Publicidade
Publicidade

O novo filme da Barbie terá sua estreia nesta sexta-feira nos cinemas de todo o mundo. O longa da boneca mais famosa do mundo promete ser um grande sucesso, já tendo vendido milhares de ingressos ainda na sua pré-estreia que acontecerá nessa quarta-feira (19).

Embora o roteiro do filme ainda não tenha sido revelado, já foram divulgadas informações suficientes para afirmar que “Barbie” será uma experiência cinematográfica totalmente diferente dos antigos filmes da personagem.

Além disso, vários críticos de diferentes portais, como o IMDB , já tiveram acesso ao filme e avaliaram a obra de maneira muito positiva.

Publicidade
Publicidade

A premiada Greta Gerwig assume o comando da direção do filme, contando uma história 100% original.

Para entender as inspirações e processos criativos da diretora americana, conheça outros 5 filmes para assistir antes de ver “Barbie” nos cinemas. Confira na lista!

Adoráveis Mulheres (2019)

Para começar, nada mais justo que conhecer o trabalho e a assinatura de Greta Gerwig. “Adoráveis Mulheres” é mais uma adaptação cinematográfica do clássico romance da escritora Louise May Alcott.

Publicidade

A história acontece no século XIX, logo após a Guerra de Secessão americana. Na trama, as irmãs March têm que enfrentar consequências de suas decisões, lidar com intrigas familiares e conviverem com problemas do cotidiano. Tudo isso simultaneamente a um clima de instabilidade social referente àquele período histórico.

A adaptação de Greta é repleta de carisma, dramas, humor e emoção. Uma excelente indicação para entender como a diretora trabalha as relações das suas personagens e como ela pode desenvolver diferentes conflitos em “Barbie”.

adoráveis mulheres

La La Land (2016)

“La La Land” conta a história de Sebastian e Mia, um pianista e uma atriz que se conhecem e se apaixonam profundamente.

É um musical em que a trama se baseia na busca dos personagens por uma carreira de sucesso em Los Angeles, ao mesmo tempo que tentam fazer seu romance dar certo.

O roteiro é cativante. O filme conta com canções viciantes, ótimas coreografias e uma direção de arte maravilhosa. Apesar desses critérios serem muito relevantes para a qualidade do filme, “La La Land” é muito mais que isso.

Assistir ao longa é uma ótima maneira de entender Hollywood. Ao mesmo tempo que é uma grande homenagem a musicais e ao sonho do estrelato, a trama melancólica te conduz a tristezas que a vida nessa indústria pode oferecer.

Nesse quesito, o filme é uma ótima opção para se preparar para “Barbie”. Assim como no indiciado ao Oscar 2017, “Barbie” será uma grande subversão do glamour ligado à vida de celebridade.

Entretanto, o tom do filme deve ser diferente. “Barbie” claramente será uma sátira à indústria, em tom muito mais ácido do que em La La Land.

la la land

Legalmente loira (2001)

Um dos filmes mais queridos do início dos anos 2000. “Legalmente Loira” é um clássico “Comfort Movie” (expressão popularmente utilizada para descrever filmes com uma história simples) para os que foram adolescentes durante essa década.

A trama acompanha Elle Woods, uma adolescente rica e fútil que busca reatar seu relacionamento com Warner, seu ex-namorado que terminou por críticas relacionadas ao estilo de vida da patricinha.

Para provar sua capacidade de ser alguém “intelectual”, e que se encaixe nos padrões do Warner, Elle ingressa na faculdade de direito de Harvard. Entretanto, no decorrer da trama, a personagem se descobre autossuficiente e que não deve voltar com seu – agora arrependido – ex-namorado.

As semelhanças com “Barbie” aqui, se baseiam no arquétipo de personagem estereotipadamente patricinha, mas totalmente independente e emponderada.

Além disso, as escolhas estéticas e visuais de “Barbie” foram declaradamente inspiradas nesse e em mais filmes do gênero, como “Patricinhas de Beverly Hills”.

Os cenários cor de rosa, figurinos e toda a direção de arte são muito semelhantes.

legalmente loira

O Show de Truman (1998)

Um clássico. “O Show de Truman” é um dos filmes mais premiados e aclamados pela crítica.

A trama acompanha Truman Barbank, uma pessoa aparentemente comum que vive seu cotidiano normalmente.

A medida que a história se desenrola, Truman vai percebendo sinais de que sua vida não é o que parece.

Sem dar muitos spoilers do roteiro, “O Show de Truman” é uma grande analogia ao “Mito de Caverna”, de Platão.

A alegoria é uma grande metáfora sobre o desprendimento das ilusões através da busca por conhecimento.

Similarmente a história de Truman, “Barbie” acompanhará a protagonista em uma jornada para sair do mundo ilusório e utópico das bonecas. A personagem interpretada por Margot Robbie irá conhecer o mundo real.

Um exemplo claro da alusão que o filme fará com temas filosóficos mais profundos é no próprio material de divulgação.

O primeiro trailer é uma reconstrução de uma das cenas do clássico “2001: Uma odisseia no espaço”.

Na paródia, uma boneca Barbie está presencia começo da civilização humana no planeta Terra, tema muito presente na obra de Kubrick.

o show de truman

Lady Bird (2017)

Para fechar a lista, outro filme de Greta Gerwig. “Lady Bird” é o filme que consagrou a diretora americana, contando uma história densa de autoafirmação da protagonista.

Na trama, Christine McPherson é uma adolescente que enfrenta problemas em sua vida social. Seu relacionamento com sua mãe não é muito bom, suas obrigações a confrontam e constantemente sua identidade é invalidada nesse processo de transição para a vida adulta.

Antes de ver “Barbie”, vale a pena entender como Greta trabalha suas protagonistas femininas. Isso porque, além de uma trama divertida e engraçada, “Barbie” promete ser uma história de busca por autoconhecimento e empoderamento da boneca.

Em entrevistas com o elenco, trailers e no marketing, é possível perceber que o filme trará uma trama muito mais complexa, abordando diferentes temas com muito humor, emoção e até drama.

lady bird

Aproveite para conhecer um ótimo app para assistir filmes e séries para assistir todas as recomendações.

Bons filmes!