Carregando a informação...

Publicidade
Publicidade

O app do Serasa é uma das melhores ferramentas para acompanharmos a nossa vida financeira, organizar e planejar. Por isso, vamos esclarecer todo sobre o aplicativo do Serasa: como baixar, quais as funcionalidades, como consultar seu CPF e muito mais!

O que é o app do Serasa?

O aplicativo do Serasa é uma ferramenta que permite aos usuários consultarem sua pontuação de crédito, acessar informações sobre sua situação financeira e receber dicas e orientações para melhorar sua saúde financeira.

O app do Serasa se trata de uma ferramenta bastante útil. Com o aplicativo, o usuário consegue, por exemplo, consultar seu score de crédito, acessar informações sobre sua situação financeira e ter acesso a outros dados essenciais para a sua vida financeira.

Publicidade
Publicidade

A maioria das funcionalidades e recursos do app é gratuita (sobre as quais falaremos nesse artigo, mais adiante).

Como baixar o aplicativo do Serasa

Antes de falarmos sobre as funcionalidades do aplicativo do Serasa, vamos esclarecer como você pode baixar o app no seu aparelho de telefone celular.

  1. Primeiramente, acesse a loja de aplicativos do seu celular. No caso, para aparelhos com iOS, como o Iphone, vá na App Store. Já para aparelhos com Android, já no Google Play.
  2. Na loja de aplicativos busque por “Serasa” e vá em “Pesquisar”.
  3. Então, clique em “Baixar” ou “Instalar”, que automaticamente, começará o download do app do Serasa.
  4. Com o aplicativo instalado, basta abri-lo e inserir o login e a senha.

Observação: o login e a senha podem ser criados pelo app ou pelo website do Serasa.

Publicidade

Quais as principais funcionalidades ao app do Serasa?

Conforme mencionado, o app do Serasa oferece diversas funcionalidades. A seguir, saiba quais são as principais deles.

  • Consulta de Score: permite que tenhamos acesso a nossa pontuação de crédito, ou seja, o score. O score do Serasa tem uma escala que vai de 0 a 1000. Quanto mais próxima nossa pontuação estiver do 1000, mais confiança as instituições financeiras têm em relação a relações de crédito, pois o risco de inadimplência é considerado menor. Por exemplo, quem tem um score de 800 pontos tende a conseguir mais fácil um empréstimo bancário do que outra pessoa que tenha uma pontuação de 400.
  • Consulta do CPF: no app do Serasa é possível que consultemos se existem pendências financeiras no nosso CPF, por exemplo, dívidas em aberto; ações judiciais; protestos. Ou seja, conseguimos saber se estamos como “nome sujo” e para qual empresa estamos em débito.
  • Alertas de movimentações no CPF: o app pode ser configurado para que notificações sejam enviadas quando há movimentação em nosso CPF. Por exemplo, cadastros financeiros, consultas feitas no nosso CPF e até mesmo quando pagamos uma dívida ou quando deixamos de pagar e o nosso CPF acaba sendo incluso nos órgãos de proteção ao crédito.
  • Análise de dívidas: com o app do Serasa também é possível que detalhes de pendências financeiras. Ou seja, o nome do credor, o valor total da divida, o valor dos juros, as datas, entre outras informações.
  • Educação financeira: o app ainda tem uma funcionalidade com artigos e orientações diversas sobre finanças pessoais.

Passo a passo para fazer a consulta do CPF no app Serasa

  1. O primeiro passo é baixar o aplicativo da Serasa no aparelho de telefone celular.
  2. Então, abra o apo e vá na opção “Consulte seu CPF”.
  3. Coloque o login e senha (que podem ser criados no próprio aplicativo ou no site da Serada).
  4. Então, confirme os dados pessoais (nome completo, data de nascimento e número do CPF). Vá em “Continuar”.
  5. O app irá mostrar a situação do CPF. Caso não tiver dívidas, a mensagem “Nada Consta” será exibida. Mas, se houverem pendências, serão mostradas as dívidas em aberto, assim como o valor de cada uma e quem é o credor.

O app é confiável?

Sim, o app da Serasa é confiável. Isso porque a empresa tem mais de 50 anos no mercado brasileiro.

Além disso, de acordo com informações da Serasa, o aplicativo é atualizado com frequência, a fim de resolver eventuais falhas de segurança que possam colocar em risco os dados do usuário.

Por outro lado, o smartphone do usuário também deve ter os demais aplicativos atualizados e configurações de segurança ativadas. Isso garante a integridade das informações e evita invasões a aplicativos diversos.

Afinal, o que é o Serasa

Por fim, vale esclarecermos o que é o Serasa. O Serasa (ou a Serada) é uma empresa 100% brasileira, que foi fundada no ano de 1968.

A empresa é uma das principais organizações nacionais que faz análise de crédito e guarda informações financeiras – tanto de pessoas físicas c como de pessoas jurídicas.

Como vimos, a Serasa oferece e executa diversos serviços. Os principais são:

  • Cadastro positivo (com informações completas sobre histórico de créditos de pessoas físicas e jurídicas.
  • Consulta de CPF e de CNPJ.
  • Monitoramento de crédito.

Além disso, o Serasa mantém parcerias com outras empresas privadas ou públicas com o objetivo de proteger pessoas físicas e jurídicas de fraudes financeiras. Ou seja, uso indevido de dados ou de informações financeiras.

Entenda a diferença entre Serasa e SPC

É muito comum as pessoas confundirem Serasa com SPC. Embora, sejam empresas com funções semelhantes, há particularidades entre as duas organizações.  Vamos lá!

Como já vimos, a Serasa se trata de uma empresa privada.

Já o SPC, na verdade, é um cadastro. O SPC é um banco de dados, feito com informações do sistema CNDL (Confederação Nacional dos Comerciantes) – que reúne informações comerciais em todo o país.

No caso de pessoas físicas, quando existe uma dívida, o credor pode incluir o CPF do devedor tanto no cadastro da Serasa como no SPC.

É possível também consultar um CPF no SPC, assim como vimos em relação ao app do Serasa.

Para consultar no SPC, siga o passo a passo.

  1. Entre no Portal do Consumidor do SPC.
  2. Então, digite o seu CPF e vá em “Criar Acesso” e preencha todos os dados
  3. Aguarde um email de confirmação.
  4. Ao receber o email, confirme sua autenticidade e crie uma senha.
  5. Pronto, já é possível consultar o seu CPF pelo site do SPC ou pelo app do SPC.