Carregando a informação...

Publicidade
Publicidade

A Realidade Virtual é uma tecnologia que está cada vez mais em alta hoje em dia, especialmente no meio do entretenimento. Recentemente, Mark Zuckerberg, dono da Meta (empresa que reúne redes sociais como Facebook, Instagram e WhatsApp), lançou seu próprio óculos de realidade virtual, acreditando que o mundo da realidade virtual é o futuro das redes sociais e investindo em peso nisso.

Saiba mais!

O que é a Realidade Virtual

A Realidade Virtual é uma tecnologia de interface (ou seja, uma tecnologia que conecta mais de um dispositivo ou componente eletrônico para que estes gerem um resultado final) que é capaz de estimular os sentidos dos usuários de forma a deixá-los imersos em um mundo virtual que pode se assemelhar à realidade física ou não, com ou sem necessidade do usuário interagir com esse ambiente virtual.

Publicidade
Publicidade

Essa tecnologia trabalha com um conjunto de dispositivos para estimular os sentidos: um óculos de realidade virtual (anatomicamente criado para vedar a visão periférica e fazer com que o usuário veja somente o cenário virtual), headsets com supressão de ruído e isolamento de ruídos externos para estímulo da audição e foco nos sons somente do ambiente virtual e, por vezes, existe também o estímulo tátil através de assentos móveis, ventilação, etc.. Quem nunca foi ao shopping e viu aquelas pessoas naqueles brinquedos de realidade virtual que simulam montanha-russa?

Entretanto, não é apenas para o entretenimento que a realidade virtual foi criada. Existem tantas utilidades para essa tecnologia hoje em dia para as mais diversas profissões que se especula que, no futuro, sequer será necessário que, por exemplo, cirurgiões vão aos hospitais para realizar suas cirurgias.

Os óculos de Realidade Virtual também podem ser instrumentos para que o usuário interaja no Metaverso, simulações online de ambientes sociais.

Publicidade

Principais aplicações e vantagens da Realidade Virtual

  • Entretenimento: a realidade virtual é hoje utilizada amplamente no meio do entretenimento. É possível encontrar brinquedos de realidade virtual nos shoppings do Brasil e ao redor do mundo, é claro, mas vários parques temáticos por aí usam dessa tecnologia, como por exemplo nos parques da franquia Wizarding World of Harry Potter, nos parques da Universal Studios em Orlando – EUA e nos parques da Disney espalhados pelo mundo. E, é claro, existem jogos de computador e de console que se utilizam dessa tecnologia, e foram esses jogos que contribuíram para a maior popularização da RV.
  • Cultura em geral: alguns artistas hoje em dia concordam em usar sua imagem para a criação de mundos virtuais para que seus fãs consigam assistir aos seus shows de suas casas mas com a experiência sensorial idêntica ou semelhante ao de um show presencial. Museus também permitem visitação virtual de suas galerias e exposições através de realidade virtual em seus sites.
  • Medicina: inúmeras universidades do Brasil e do mundo todo usam a realidade virtual para simulações de cirurgias e outros procedimentos médicos complexos, a fim de dar alguma experiência e conhecimento para os estudantes antes que passem para uma prática real. Além disso, a realidade virtual tem se mostrado um tratamento com ótimos resultados para pacientes diagnosticados com Parkinson no Centro Superior de Pesquisas Científicas.
  • Arquitetura: ao desenhar projetos, os arquitetos podem usar a realidade virtual como uma ferramenta para apresentar de forma mais eficiente os projetos para seus clientes, ajudando-os a visualizar cada detalhe com precisão e poder entender o que o arquiteto realmente está planejando.
  • Jornalismo: a realidade virtual traz a modalidade do jornalismo imersivo, permitindo que os espectadores tenham a opção de se colocar ali no ambiente onde uma entrevista ou reportagem se passou ou está se passando.
  • Educação: utilizando realidade virtual, os alunos podem realizar as mais diversas atividades práticas com total segurança, como experiências químicas, dissecações para aulas de biologia, aulas práticas de artes “sem sujeira”, experimentar esportes dos mais variados (como acontecia com o famoso Kinect do console Xbox 360), etc.
  • Indústria: a realidade virtual na área industrial ajuda a popularizar, também, o trabalho home office, pois permite que mesmo quando os trabalhadores não puderem comparecer presencialmente no serviço eles podem controlar algumas das máquinas à distância.

Riscos e desvantagens da Realidade Virtual

Nem tudo é perfeito, e com a tecnologia da realidade virtual não poderia ser diferente. Por mais que essa tecnologia tenha várias aplicações positivas na sociedade, ela tem sim, os seus riscos.

Um dos primeiros riscos que são citados quando se trata de realidade virtual é a possibilidade de acidentes domésticos. E com isso, estão inclusos danos às paredes, à decoração da casa, aos móveis, a eletrodomésticos e, até mesmo, ao usuário ou aos espectadores. Quem assiste aos gamers e streamers já os viu muitas vezes acertando as mãos com seus controles nas paredes, derrubando algo, etc. É fácil se acidentar quando você não vê nem ouve o que está ao seu redor.

As emoções provocadas pela imersão que a realidade virtual cria também gera acidentes que podem até mesmo ser bastante graves. Cada pessoa reage de uma forma, claro, mas há casos de acidentes onde os usuários chegam até mesmo a bater suas cabeças ou contundir braços e pernas, ou ainda acertar pessoas ao seu redor por conta de cenários virtuais de terror ou de adrenalina em geral que podem causar sustos.

Para pessoas mais sensíveis, é preciso um cuidado ainda maior, pois certas imersões podem levar algumas pessoas a taquicardias, convulsões (especialmente para os epiléticos) ou, em casos de gestantes, isso pode acabar gerando alguma complicação devido ao super estímulo dos sentidos. Por isso, é preciso bastante cuidado da parte dos responsáveis e daqueles que trabalham com essa tecnologia.

Melhores óculos de realidade virtual

Confira as melhores opções custo-benefício desse tipo de produto!

Oculus Quest 2

Lançado pela Meta, empresa de mídias sociais de Mark Zuckerberg, o Oculus Quest 2 traz uma experiência imersiva ainda mais intensa do que seu antecessor. O equipamento conta com um óculos VR de conexão wireless e dois controles para encaixar nos pulsos e mãos dos usuários, fornecendo maior liberdade de movimentos para seus usuários. A “desvantagem” é que é necessário ter uma conta no Facebook que esteja atualizada para usar efetivamente esse equipamento.

Oculus Rift S

O Oculus Rift S é considerado o melhor óculos VR para conectar aos computadores. Infelizmente, a principal desvantagem é que esse óculos tem uma conexão por cabo USB, porém, o fio é bastante longo, então isso acaba não sendo realmente um problema. Seus controles, sim, são wireless, sendo conectados unicamente através dos óculos, mas precisam de pilhas AA e não são recarregáveis.

Playstation VR

O Playstation VR é um óculos de realidade virtual é para uso exclusivo dos consoles Playstation 4 e 5. Também não é um óculos de conexão wireless, mas seu cabo também é bastante longo, fornecendo maior mobilidade aos jogadores. O equipamento também vem acompanhado de um par de fones de ouvido embutidos com microfone para se comunicar com outros jogadores de uma partida nos jogos multiplayer. Ainda conta também com controlador de mira para os controles, o que torna a experiência para os jogos FPS ainda mais interessantes.