Carregando a informação...

Publicidade
Publicidade

As empresas de tecnologia estão sempre em constantes disputas para criar espaços virtuais que chamem a atenção dos usuários na internet. Antigamente havia um domínio claro de certas redes em relação a outras, mas agora o mercado se tornou mais heterogêneo. Levando isso em consideração, recentemente a “Threads” foi lançada.

Saiba tudo sobre essa nova plataforma online de interação social!

O que é a Threads?

É uma rede social desenvolvida por Mark Zuckerberg, o bilionário responsável pela criação de outras redes da Meta. A plataforma é uma rede de posts em texto, sendo um espaço onde o usuário pode escrever conteúdos de até 500 caracteres.

Publicidade
Publicidade

A ideia é que a Threads seja um ambiente de boa interação social virtualmente. O usuário poderá usá-la pra quaisquer fins: seja para se informar por perfis jornalísticos, escrever suas próprias reflexões para os outros lerem, publicar e se divertir com memes, conhecer pessoas e, principalmente, interagir com seus próprios amigos.

Até o momento, a Threads já conta com 10 milhões de usuários, o que é um número muito impressionante para uma rede social tão nova. A ideia é ser uma concorrente do Twitter, principal rede social de textos até então.

Como funciona a rede?

A Threads funciona em sincronia com o próprio Instagram. Na prática, seus seguidores da rede de fotos são vinculados a uma agenda de contatos para serem integrados na Threads.  Isso é uma forma de integralizar os conteúdos das redes sociais da mesma empresa, facilitando a interação virtual dos seguidores em comum dos usuários.

Publicidade

Apesar disso, a rede funciona de forma independente ao Instagram, contando com seu próprio aplicativo à parte. A integração entre as plataformas só se limita na migração entre os seguidores das redes sociais.

A forma de usar a rede social é muito similar ao Twitter: o usuário escreve pequenos textos sobre qualquer tópico que desejar, posta em sua timeline e o conteúdo aparece no feed de seus seguidores. Os outros usuários podem curtir, comentar e compartilhar o conteúdo produzido por você.

Além das publicações de texto, também é possível postar fotos, vídeos e outras imagens na sua timeline do Threads. Os vídeos podem ter até 5 minutos.

Como criar minha conta no Threads?

O processo para a criação da rede é muito intuitivo, se você já tem uma conta no Instagram. Todos os usuários da rede de fotos receberam uma notificação de convite à Threads, compartilhando a informação de todos os seus seguidores que já ingressaram. Ao clicar na notificação, o aplicativo automaticamente te direciona para a loja virtual de seu aparelho, bem no link para baixar a Threads.

Você também tem a opção de baixar o app diretamente na loja, digitando o nome da rede na barra de pesquisa. Depois é só clicar para baixar a Threads.

APERTE AQUI PARA BAIXAR O APP DA THREADS NO IOS

APERTE AQUI PARA BAIXAR O APP DA THREADS NO ANDROID

Após baixar o aplicativo, o processo para criar uma conta é bem simples:

  • Entre no app da Threads
  • Insira seu login correspondente ao Instagram
  • Entre no Instagram e aprove seu acesso na Threads
  • Aperte na opção “Importar do Instagram” para completar as informações de seu perfil
  • Personalize o seu perfil
  • Escolha se seu perfil será público ou privado e toque em “Continuar”
  • Leia o regulamento da rede e toque em “Entrar no Threads”.

Logo em seguida, a plataforma irá te sugerir uma sugestão de usuários que você possa ter interesse em seguir, com base nos seus seguidores do próprio Instagram. Depois disso, você já poderá realizar suas publicações na nova rede social do Meta.

Posso usar a rede sem ter um Instagram?

Sim. Apesar da Threads ter sido desenvolvida pensando nessa integração com o Instagram, usuários podem usá-la sem terem uma conta na maior rede social de fotos do mundo. Para ingressar o processo é quase o mesmo, entretanto, na hora de cadastrar, não será possível a vinculação, sendo necessário um email e uma senha própria.

Assim como um email e uma senha, o usuário precisará preencher todos os dados, normalmente já importados do Instagram, manualmente. Isso inclui inserir sua data de nascimento, número de celular e aprovação de acesso por meio de um email enviado na sua caixa de entrada.

Entretanto, para os usuários do Instagram que já ingressaram na Threads, as contas das duas redes estarão para sempre atreladas. Isso significa que, mesmo que você não tenha gostado da Threads, ou já se enjoou do conteúdo, não será possível excluir sua conta sem comprometer seu próprio Instagram.

As duas contas estão sincronizadas, e a exclusão de uma ocasionaria na também exclusão da outra. É importante se atentar a isso para não arriscar perder seu Instagram para sempre.

Threads x Twitter

Em paralelo ao surgimento da Threads, o Twitter segue em mudanças desde da aquisição de seu novo dono, o bilionário Elon Musk. O empresário comprou a rede social muito recentemente, e vem sofrido muitas críticas em função das decisões que tomou em relação ao funcionamento da rede.

Justamente nesse contexto de instabilidade do Twitter que o Threads surgiu. Embora a rede do passarinho azul seja a mais popular e consolidada nesse segmento das interações virtuais, a ideia é que o Threads ganhe espaço no mercado. Para isso, Zuckerberg e sua equipe se dizem aptos a escutarem o feedback de seus usuários, oferecendo ferramentas e funcionalidades que o Twitter não tem.

No surgimento da nova rede da Meta, o Twitter enviou uma carta para a sede da empresa concorrente, ameaçando entrar com um processo judicial por um suposto plágio de propriedade intelectual. Como resposta, a empresa responsável pela criação do Facebook se defendeu das acusações, afirmando que não atuou na ilegalidade com o roubo de dados da bigtech.

Até então, não há nada que o Twitter possa fazer para barrar o crescimento da Threads. Isso porquê, segundo os especialistas, não há fundamentação e evidências suficientes para a punição da Meta. Em contrapartida, é muito improvável que a nova rede traga um fim ao Twitter. Isso porquê a rede social do passarinho azul foi a pioneira do mercado, contando com mais de 350 milhões de usuários.

Conheça outras redes sociais, como o Discord!