Carregando a informação...

Publicidade
Publicidade

Atualizar o Android é uma tarefa simples e que pode trazer diversos benefícios para o seu celular. Sendo assim, é recomendável que você instale a nova versão desse sistema operacional sempre que houver um lançamento.

No entanto, você sabe como fazer essa atualização? Ou então, já conferiu se o seu aparelho é compatível com a nova versão do Android? Essas e outras perguntas podem surgir na hora de atualizar o seu aparelho.

Por isso, neste artigo vamos te ajudar a tirar as dúvidas sobre o assunto e fornecer informações importantes para te ajudar a não cometer nenhum erro no processo de atualização. Por isso, continue a leitura do texto se quiser saber mais.

Publicidade
Publicidade

O que é o Android?

Em primeiro lugar, é importante que você saiba com detalhes o que é Android. Esse é o sistema operacional usado por uma grande parte de celulares. Em outras palavras, é o programa básico que faz uma série de smartphones funcionar.

Por exemplo, o Android está presente nos modelos de celulares da Samsung, Redmi, Xiaomi, Motorola, etc. Outro sistema operacional de celulares muito conhecido é o iOS, que está presente em todos os modelos da Apple.

Por fim, é importante ressaltar que o Android recebe atualizações regulares. Essas podem ser de dois diferentes tipos:

Publicidade
  • Atualização de versão: são maiores e modificam o sistema operacional completo do celular, trazendo novas funções e novidades;
  • Atualização de segurança: aperfeiçoa o sistema operacional e corrige erros em uma versão do Android, sendo menor e demorando menos tempo para baixar;

Qual é a importância de atualizar o sistema operacional?

Atualizar o Android garante que o seu celular funcione da melhor forma possível. Sendo assim, essa prática ajuda a evitar travamentos, mal funcionamento e outros problemas que poderiam ocorrer no seu smartphone.

Se quiser conhecer mais alguns benefícios, confira os tópicos a seguir. Criamos um guia para te ajudar a entender a importância desta atividade:

Mais segurança

Em primeiro lugar, citamos a segurança como uma das vantagens de atualizar o seu Android. Como dito anteriormente, os responsáveis por esse sistema operacional estão sempre lançando atualizações de segurança que garantem que seu celular não será invadido.

Sendo assim, estar em dia com a atualização te ajuda a se proteger de hackers, golpistas e outras pessoas que podem tentar roubar suas informações pessoais. Por isso, mantenha-se atento aos lançamentos de novas versões Android.

Melhor experiência de usuário

Atualizar o seu Android também fornece uma melhor experiência de uso do celular. Por exemplo, ao estar com a versão mais nova do sistema operacional é possível usar seu smartphone enfrentando menos bugs e travamentos.

Vale ressaltar que as versões mais antigas do Android estão mais vulneráveis a falhas. Sendo assim, se quiser navegar na internet, jogar ou até mesmo usar as redes sociais de maneira mais tranquila, é melhor atualizar o seu sistema operacional do celular.

Compatibilidade com apps

Um grande número de aplicativos disponíveis na Play Store exige que o seu celular tenha a versão mais atualizada do Android para funcionar. Portanto, se quiser continuar usando as redes sociais ou jogando seus games favoritos, pode ser necessário fazer essa atualização.

O motivo pelo qual os apps exigem esta atualização está no fato de estes terem um melhor desempenho em versões atualizadas do Android. Ao mesmo tempo, também pode ser mais seguro para o usuário usar aplicativos no novo Android.

Aproveitar novas funções

As atualizações do Android buscam a melhoria constante, tanto corrigindo erros quanto tornando o sistema mais robusto. Por isso, as atualizações podem trazer novas funções e deixar o seu celular mais dinâmico.

Manter o seu smartphone atualizado é uma forma de conhecer essas novidades e conferir se elas são úteis no seu dia a dia.

Como atualizar seu Android?

Para atualizar seu Android é necessário conferir se você já não está usando a última versão desse sistema operacional. Sendo assim, comece clicando em “Configurações” no menu do seu celular.

Em seguida, escolha a opção “Sobre o dispositivo”, em alguns modelos o texto pode ser substituído por “Sobre o telefone”. Pode ser necessário rolar a tela para baixo para encontrar essa função.

Por fim, basta clicar em “Versão Android” ou na opção “Informações sobre o Software” e escolher a opção “Atualizar Android”.

Se houver novas versões disponíveis, o seu celular começará no mesmo momento a fazer o download. Por isso, lembre-se de manter a sua conexão com a internet e de ter espaço na memória do smartphone.

Com qual frequência devo atualizar o Android?

A frequência que você deve atualizar o seu Android depende de uma série de fatores. Por exemplo, apesar de novas versões serem lançadas pelos desenvolvedores desse sistema operacional, a fabricante do celular precisa disponibilizar o novo Android para que os usuários consigam atualizar.

Sendo assim, pesquise o seu modelo de celular e confira se a última atualização do Android já pode ser baixada.

Por fim, é recomendável que pelo menos uma vez por ano o usuário siga o passo a passo descrito acima e utilize seu celular. Deste modo evitando perder atualizações de segurança e não deixando seu smartphone vulnerável.

Quando o novo Android estará disponível?

Em fevereiro deste ano o Google começou a realizar os testes do Android 15. Sendo assim, a nova versão do sistema operacional deve ser lançada em um futuro breve. No entanto, os usuários de smartphones ainda terão de esperar mais um pouco.

Sem data de lançamento para o público confirmada, o Google apenas afirmou à imprensa que a nova versão deve estar disponível para o público no segundo semestre de 2024.

Preciso pagar para atualizar o Android?

As atualizações do Android são totalmente gratuitas e podem ser feitas por qualquer usuário sem nenhum custo. Esse é um dos principais pontos positivos desse sistema operacional para celulares.

No entanto, é preciso ter em mente que modelos mais antigos de smartphones podem ser incapazes de baixar novas versões. Em média, os smartphones conseguem receber até 3 atualizações de sistema antes de se tornarem incompatíveis.

Se o seu celular não é mais capaz de atualizar o Android por ser muito antigo, ainda será possível continuar usando o aparelho. Porém, com o tempo, cada vez mais aplicativos podem se tornar incompatíveis e mais bugs podem ocorrer.

E se a atualização der algum problema?

É possível que após atualizar o Android existam alguns erros e bugs no celular nos primeiros dias. Isso acontece porque, por mais que existam testes, algumas falhas técnicas podem escapar da visão dos desenvolvedores e serem percebidas apenas por usuários.

Nesse caso, uma nova atualização deve ser lançada em poucos dias com foco principal dessa será corrigir os bugs. Sendo assim, fique atento às notícias e tente atualizar o seu celular sempre que possível.

No geral, os erros que ocorrem após a atualização não são graves e não representam nenhum risco ao usuário.

Gostou de conhecer? Então, não deixe de acompanhar nossas publicações sobre o sistema operacional Android e outros assuntos na nossa página. Veja aqui.