Carregando a informação...

Publicidade
Publicidade

Você utiliza o app de mensagens WhatsApp? Então, deve tomar cuidado. O número de golpes financeiros que acontecem usando este aplicativo é gigante e tem enganado diversas pessoas de todas as idades.

Para lhe alertar e trazer um pouco de luz ao caso, trouxemos uma série de informações para você sobre quais os principais golpes pelo WhatsApp e como você pode cuidar de sua conta para não cair neles.

Acompanhe a matéria e tenha todas as informações.

Publicidade
Publicidade

Golpe de trabalho de meio período com salários altos

O golpe do trabalho falso é um esquema em que criminosos utilizam SMS ou WhatsApp para atrair pessoas com a oferta de um suposto emprego de meio período. Eles se passam por gerentes de grandes empresas e prometem altos salários diários, que variam de R$ 300 a R$ 1,5 mil. No final da mensagem, o golpista inclui um link para um suposto atendimento.

Esse link pode redirecionar a vítima para outra conversa no WhatsApp, em que é solicitado um pagamento para um “curso” de preparação para o trabalho. Entretanto, esse curso é falso e a pessoa acaba perdendo o valor investido.

Em outras situações, o link pode levar a uma plataforma em que a pessoa deve realizar tarefas, como comprar produtos e avaliá-los com cinco estrelas em marketplaces com sistemas de afiliação, como a Amazon.

Publicidade

No final, o serviço é encerrado e a pessoa não recebe o dinheiro gasto nem os ganhos prometidos.

Para se proteger desse tipo de golpe, jamais abra links suspeitos recebidos pelo app de mensagens, principalmente por números desconhecidos.

Página de promoções ou saque do FGTS

Outro golpe bem comum é chamado de phishing, que é uma técnica utilizada por criminosos em que eles enviam um link malicioso para a vítima, direcionando-a para uma página falsa de um site “oficial”.

Nessa página, é oferecido um brinde ou promoção, ou até mesmo informado que a pessoa tem um valor disponível para saque do FGTS. Em troca, os golpistas solicitam que a vítima forneça dados pessoais, como nome e CPF, para resgatar o dinheiro ou participar da promoção.

Com esses dados, os golpistas conseguem acessar diversas informações sobre a pessoa, incluindo aplicativo do Caixa Tem, utilizado para realizar transações do FGTS, e transferir o valor para suas próprias contas.

Quando a vítima tenta resgatar o dinheiro, ele já foi sacado pelos criminosos.

Whatsapp clonado

Outro golpe bem comum e que vem crescendo cada vez mais é o do WhatsApp clonado. Em geral, o bandido consegue ter acesso à lista de contatos da pessoa, enviando mensagens para que esses mandem dinheiro para um determinado contato.

Eles podem fingir ser a vítima e alegar que seu telefone celular foi quebrado ou roubado, pedindo que a pessoa envie o dinheiro para pagar o conserto ou outras despesas urgentes.

Além disso, os golpistas podem se passar por representantes de bancos e solicitar que a pessoa registre ou regularize as chaves do sistema Pix, pedindo informações confidenciais e, assim, obtendo acesso à conta da vítima.

Assim, se alguém solicitar um valor por PIX pelo WhatsApp, seja conhecido ou não, ligue para a pessoa ou tente contato para que tenha certeza de que está enviando para a pessoa certa.

Benefícios do governo

Outra mensagem comum de se receber via WhatsApp e que é golpe é sobre benefícios do governo que você precisa se cadastrar ou atualizar seus dados.

A mensagem é basicamente a mesma, mudando pouco a cada golpe. Ela geralmente diz que você precisa fazer um recadastramento de algum auxílio que receba ou que um novo auxílio surgiu e que precisa entrar no link para cadastrar.

Com isso, os seus dados estarão nas mãos dos bandidos, que usarão para lhe roubar.

Promoções de lojas famosas

Também comum, você recebe links com descontos únicos e especiais em lojas famosas do Brasil.

Para isso, você deve, segundo os bandidos, entrar no link e fazer seu cadastro rapidamente. Assim, conseguiria o tal desconto.

A verdade é que, ao fazer isso, mais uma vez você vai dar seus dados para os bandidos.

Leia mais… Conheça o WhatsApp Pay, a tecnologia de pagamentos oficial do WhatsApp!

Problemas no PIX

Um golpe bem sutil e que pode envolver valores até relativamente baixos inicialmente, mas que vão causar perdas para o usuário.

Uma pessoa começa a conversar com você e diz que teve problemas ao realizar uma operação no app bancário. Então, pede que você teste e que envie algum valor para ela, que “será devolvido a você”.

Ao enviar, você perde o dinheiro e a pessoa some.

Como evitar cair em golpes pelo WhatsApp?

Existem diversos cuidados a se fazer na hora de evitar um golpe na internet. Confira!

  • Jamais entre em links desconhecidos e que façam promessas para você que parecem “boas demais”.
  • Não forneça seus dados em sites que sejam desconhecidos.
  • Se receber uma mensagem de desconhecidos, denuncie o contato para que ele não tenha acesso à sua conta.
  • Jamais transfira dinheiro antes de confirmar o contato correto da pessoa para o qual estará enviando.
  • Desconfie sempre. De contatos, de promoções, de links.
  • Na dúvida, não acesse, não forneça seus dados e converse com alguém que conheça mais que você.

Com esses cuidados, certamente que será mais fácil evitar os golpes por WhatsApp e você usará o app com mais tranquilidade.

Gostou? Veja mais dicas no nosso site.